Anac: Galeão é o 3º melhor aeroporto e Guarulhos, o pior | Diário do Porto


Aeroportos

Anac: Galeão é o 3º melhor aeroporto e Guarulhos, o pior

Na avaliação da Anac, Galeão está próximo dos primeiros colocados, Confins e Curitiba. Guarulhos aparece em último lugar, entre 12 aeroportos

6 de fevereiro de 2024

Segundo a Anac, Galeão (foto) teve nota 4 vezes maior do que Guarulhos em itens de conforto e serviços (foto: RIOgaleão / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O pior aeroporto do país, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é o de Guarulhos, em São Paulo. O terminal aparece na última colocação em uma lista de 12 concedidos à iniciativa privada. Já o Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, está na terceira posição, com pontuação bem próxima dos dois primeiros colocados.

A classificação, que é revisada pela Anac a cada cinco anos, é feita com base no desempenho do Fator Q, que mede itens de serviços e acomodações dos aeroportos. Estão nesses critérios o tempo de espera em filas de inspeção, restituição de bagagem, conforto térmico, limpeza das instalações, custo-benefício dos restaurantes, funcionamento das escadas rolantes e elevadores, acesso às informações e aos terminais de embarque e desembarque.

De acordo com a Anac, o Fator Q foi criado para medir o desempenho dos administradores dos aeroportos. Ele é um instrumento que avalia a qualidade dos serviços prestados e varia de -7,5% a 2%. A medição é feita por pesquisa de satisfação entre os usuários dos aeroportos, dados de movimentação aeroportuária e informações repassadas pelas concessionárias, como tempo de espera em fila de inspeção e disponibilidade de equipamentos. 

Por esses critérios, o Galeão teve desempenho de 1,9383%, quatro vezes mais do que Guarulhos, que ficou com 0,4748%. O resultado do Aeroporto Internacional do Rio, obtido pela concessionária RIOgaleão, é muito próximo do primeiro e segundo lugares, que ficaram com Confins, 1,9954%, e Curitiba, 1,9783%. 

O aeroporto que tiver um baixo desempenho, inferior ao padrão estabelecido pela Anac, é penalizado no reajuste de tarifas, com redução do valor máximo de cobrança, e pode ser multado, de acordo com as regras estabelecidas no contrato de concessão.

Classificação dos aeroportos, segundo a Anac:

Confins, Belo Horizonte 1,9954%

Curitiba 1,9783%

Galeão 1,9383%

Florianópolis 1,8000%

Fortaleza 1,8000%

Salvador 1,8000%

Brasília 1,7599%

Porto Alegre 1,6000%

Recife 1,5442%

Natal 1,4667%

Campinas 1,1536%

Guarulhos 0,4748%


LEIA TAMBÉM:

Sambódromo, aos 40, celebra Brizola, Darcy e Niemeyer

Carnaval em Cabo Frio tem 46 blocos e shows nas praias

Maricá faz convênio de cooperação com cidade da China