Águas da Imperatriz inicia operação em Teresópolis | Diário do Porto


Saneamento

Águas da Imperatriz inicia operação em Teresópolis

Concessionária promete a despoluição de rios, universalização da distribuição de água e redução de 10% na tarifa

5 de janeiro de 2024

Ainda hoje, Teresópolis não conta com serviço de coleta e tratamento de esgoto. (Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Começa a operar em Teresópolis neste sábado, 06/12, a Águas da Imperatriz, empresa do Grupo Águas do Brasil.  Com contrato de 25 anos, a concessionária se compromete com a despoluição dos rios da cidade, principalmente o Rio Paquequer, que tem sua nascente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O valor da tarifa de água deve baixar 10% para todos os usuários, e 34 mil famílias vão se beneficiar da tarifa social.

Com um investimento de quase R$1 bilhão, a Águas da Imperatriz promete universalizar a distribuição de água tratada até 2033, de acordo com o novo marco legal do saneamento. A coleta e tratamento de esgoto, construção de 367 quilômetros de rede de esgoto, quatro estações de tratamento de esgoto,  nove estações de bombeamento e implementação de biodigestores também estão nos planos da nova empresa.

O nome da concessionária é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, que inspirou o nome da cidade. Com 165 mil habitantes, Teresópolis é um dos principais municípios turísticos do estado


Leia também:

CCBB oferece programação grátis em janeiro

“Volta para Escola” combate a evasão escolar em Macaé

Livros de 2023: um ano de reflexão e prazer


O Marco Legal do Saneamento Básico estabelece que pelo menos 99% da população devem ser atendidos com água potável até 2029, e  que 90% das residências sejam servidos com coleta e tratamento de esgoto até 2033. A falta de tratamento de esgoto no município é um dos focos da Águas da Imperatriz. 

Está previsto, também, um fundo de preservação das nascentes de Teresópolis em quase R$50 milhões. A Águas da Imperatriz vai promover ações de conscientização ambiental para comunidades, escolas e universidades.

“Estamos seguros e preparados para assumir este desafio. Levar mais qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento é um compromisso do Grupo Águas do Brasil. Não tenho dúvidas de que vamos contribuir para o desenvolvimento de Teresópolis e não mediremos esforços para ver a cidade avançar cada vez mais”, disse o superintendente da concessionária Águas da Imperatriz, Jackson Pires.

Os canais de relacionamento digitais da empresa funcionam 24h durante a semana e fins de semana, e uma loja de atendimento presencial está localizada no Centro da cidade.