Aeromóvel levará passageiros ao aeroporto de Guarulhos | Diário do Porto


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Aeromóvel levará passageiros ao aeroporto de Guarulhos

Sistema de trem suspenso, o Aeromóvel é construído em SP pela iniciativa privada. No Rio, vários projetos para o Galeão não saem do papel

10 de janeiro de 2024

Aeromóvel, trem para o aeroporto de Guarulhos, será gratuito para os passageiros (foto: Marcopolo / Divulgação)

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O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, deve ter até o final deste semestre um trem suspenso que o ligará à rede ferroviária da região metropolitana da capital paulista. Chamado de “people mover” Aeromóvel, o sistema terá uma extensão de 2,7 km e capacidade para transportar até 4 mil passageiros por hora.

Enquanto isso, no Rio, várias propostas para facilitar o acesso ao aeroporto internacional do Galeão nunca passam da fase de estudos. Os passageiros ficam restritos ao trânsito intenso da Linha Vermelha. E poucos se arriscam a chegar ou sair do aeroporto por meio da linha de BRT. A melhora do acesso é uma das condições para que o Galeão volte a figurar entre os principais aeroportos do país.

Em São Paulo, as obras do Aeromóvel são pagas pela concessionária do aeroporto de Guarulhos, a GRU Airport. O custo total da linha, que terá estações em cada um dos três terminais do aeroporto paulista, está previsto em R$ 301 milhões. O sistema irá até a estação mais próxima da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, onde os passageiros farão conexão com a linha 13-Jade da CPTM.

Aeromóvel será gratuito para os passageiros

Os passageiros não pagarão para embarcar no Aeromóvel. A cobrança só ocorre ao trafegarem na linha da CPTM, ao custo atual de R$ 5,00. Por essa linha, há acesso às regiões centrais da capital paulista e ao sistema de metrô, o que possibilita o deslocamento por transporte público em várias partes da cidade de São Paulo.

O Aeromóvel estava previsto para ser entregue até o fim de março deste ano, mas agora a previsão é para até o fim de junho. Os trilhos do sistema estão sendo instalados sobre 119 vigas, cuja altura varia de 4 metros a 11 metros. Cada viga pesa 136 toneladas e tem 30 metros de comprimento. A instalação das vigas terminou no mês passado.

Os trens elevados serão compostos por dois carros articulados que pesam 16 toneladas, com intervalos de partida estimados em até 4 minutos.


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