UFRJ lidera ranking entre universidades federais brasileiras | Diário do Porto


Educação

UFRJ lidera ranking entre universidades federais brasileiras

O ranking The World University 2024 classificou a UFRJ entre as melhores universidades do mundo. Instituição recuperou posições pré-pandemia

4 de outubro de 2023

Campus histórico da UFRJ, na Praia Vermelha, Urca (Foto: Gabriela d’Araujo/Acervo SGCOM/UFRJ)

Compartilhe essa notícia:


Na última edição do THE World University Ranking, um dos rankings internacionais mais prestigiados, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu na lista e manteve liderança entre as universidades federais no Brasil.

De acordo com os resultados divulgados, a universidade agora ocupa a 601ª posição entre as 800 melhores instituições de ensino superior do mundo, recuperando posições pré-2020. Esse avanço representa um marco significativo para a UFRJ, que figurou em posições mais baixas nas edições anteriores em decorrência dos desafios enfrentados durante a pandemia.

No cenário global, a instituição fica igualada a outras como a Universidade do Alabama (Estados Unidos), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha). No cenário nacional, a Universidade de São Paulo (USP) capitaneia a lista. A UFRJ ficou empatada com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na 20ª edição, o ranking avaliou aproximadamente 1.900 universidades de 108 países. O estudo considerou 18 quesitos em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização.


LEIA TAMBÉM:

Veleiro italiano “Amerigo Vespucci” chega ao Rio no dia 20

Anac começa plano para fortalecer o Galeão

Prefeitura de Macaé premia servidores inovadores


No pódio da lista global, estão a Universidade de Oxford, a Universidade Stanford, em segundo, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). O Brasil conta com 67 instituições ranqueadas.

A UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, com atividades desde 1792. É conhecida pela excelência em diversas áreas acadêmicas, incluindo a Engenharia Naval e Oceânica em que é considerada a melhor das Américas.

Uma das instituições que mais produzem ciência no Brasil, a Universidade possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais universitários e unidades de saúde, 19 órgãos com atividades de museus, 1.456 laboratórios, 43 bibliotecas e um parque tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.

A UFRJ já formou diversos ex-alunos notáveis, como Osvaldo Aranha, indicado ao Prêmio Nobel da Paz; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos e considerado equivalente ao Nobel.