Interessados em pesquisa ufológica, ou em apenas contemplar o céu noturno longe das cidades, terão no próximo dia 18 uma oportunidade de realizar essa experiência em grupo. Na noite deste dia, o ufólogo e escritor Marco Petit vai promover mais uma vigília na Serra da Beleza, em encontro que será precedido por uma conferência que ele realizará às 15h, no hotel fazenda Rochedo, em Conservatória, no Sul Fluminense.
A Serra da Beleza, entre o Rio e Minas Gerais, é área de investigação de objetos voadores não identificados (OVNIs) desde 1982, quando Marco Petit fez as primeiras observações na região. Ele calcula já ter realizado mais de 600 vigílias na serra, muitas descritas em seu livro “OVNIs na Serra da Beleza”. Um dos mais conhecidos ufólogos brasileiros, Petit é o autor de outros 13 livros, além de ser um conferencista em vários eventos.
Conservatória é célebre pelas suas noites de serestas, nas ruas bucólicas do lugarejo. Porém basta pegar a rodovia RJ 137, que a liga a Santa Isabel do Rio Preto, para começar a ficar sem fôlego, não pela altitude, mas pelas paisagens que deram nome à Serra da Beleza. É um mar de montanhas a perder de vista, em direção a Minas. Cenários deslumbrantes em que muitas pessoas já relataram ter visto naves extraterrestres e até mesmo ter tido contatos.
“3i Atlas é só um cometa”
Em sua conferência, Petit vai descrever as experiências vividas na Serra da Beleza em mais de 40 anos de pesquisas. Também vai tratar dos mais recentes relatos sobre Marte, a partir das imagens que são transmitidas pelas sondas naquele planeta. Mas, para quem quer ouvir suas considerações sobre o 3i Atlas, o objeto interestelar que se aproxima do Sol, ele já antecipa que se trata de mais um cometa e tira logo as esperanças dos que imaginam ser uma nave-mãe.
“Há muito sensacionalismo em torno do 3i Atlas, muitos tentam tirar proveito do interesse público. Não se trata de uma nave. Podemos até falar sobre sua importância como um grande cometa. Mas temos coisas mais sérias para apresentar e discutir”, diz Petit.
Então, os que forem à conferência, podem até falar e ouvir sobre o tema, mas será depois da apresentação do ufólogo, na parte das perguntas.
OVNIs na Câmara dos Deputados
O tema dos OVNIs já mobiliza a Câmara dos Deputados. No último dia 16 de setembro, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) realizou uma audiência pública para debater o tema. Na convocação, ele pontuou que o objetivo era discutir “a conexão entre a ufologia, o uso da Lei de Acesso à Informação e seus potenciais impactos para a informação da sociedade e manutenção da soberania nacional”.
O deputado cita a iniciativa do Congresso dos Estados Unidos, que abriu investigações sobre o encobrimento de investigações sobre OVNIs pelo governo. No Congresso americano, “militares prestaram depoimentos sobre suas experiências com avistamentos de OVNIs e trataram o tema com seriedade, destacando preocupações com a soberania nacional e o meio ambiente”, afirma Alencar.
SERVIÇO:
“VIGÍLIA e evento na Serra da Beleza”.
Quando: 18/10/25, sábado
15h – CONFERÊNCIA – Entrada Franca
Local: Hotel Fazenda Rochedo (reservas de hospedagem (21) 22883897 (21) 992976313).
Atenção: no ato da reserva para o hotel informar que participará do evento de Ufologia (existe um desconto para os participantes).
20h – VIGÍLIA UFOLÓGICA – Inscrições: R$50,00 (pix: solicite a chave pelo Whatsapp (21) 995841014)
Local: Restaurante “Mirante da Serra” (Serra da Beleza/Conservatória)