A tubulação que transporta o esgoto de São Conrado, Leblon, Gávea e Ipanema para o Emissário Submarino de Ipanema passou por reforma na travessia do Canal da Visconde de Albuquerque, no Leblon, após 50 anos de funcionamento. O ponto é estratégico no sistema de esgotamento da Zona Sul, por onde passam águas da Lagoa Rodrigo de Freitas e dos rios Rainha, Macacos e Cabeça.
A intervenção da concessionária Águas do Rio corrigiu desgaste e corrosão da estrutura da Estação Elevatória do Leblon. Foi aplicado o método de “encamisamento”, que adiciona uma camada de aço para prolongar a vida útil da tubulação. No total, foram recuperados 14,5 metros da rede já em operação e está prevista a instalação de 140 metros de tubulação nova, que funcionará em paralelo à atual.
Nos últimos dois anos, a empresa identificou 98 ligações clandestinas de esgoto em 42 quilômetros de rede, emitindo 208 notificações. De acordo com José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio, a intervenção reduz o risco de vazamentos, aumenta a segurança do sistema e assegura eficiência na operação.