Teresópolis, capital nacional do montanhismo, vai ganhar um espaço dedicado ao esporte. A Casa do Montanhista terá espaços de exposição e vai funcionar como um hub de informação turística do município, um ponto de encontro para montanhistas, aluguel de equipamentos e confraternização em um Café de estilo inglês.
O espaço está sendo montado na Avenida Rotariana, no Soberbo, próximo ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, acredita que a Casa do Montanhista é uma oportunidade para preservar a cultura local e o meio ambiente. “Os nossos projetos são voltados para potencializar as nossas vocações municipais e utilizar dos elementos da cidade para o fomento econômico de forma sustentável”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Maior festival de surfe da América do Sul reúne atletas em Saquarema
É tempo de trilha na Serra dos Órgãos
Feira Carioquíssima pela primeira vez em Copacabana
Município mais alto do estado, a 871 metros do nível do mar, Teresópolis tem entre os seus atrativos o Pico da Pedra do Sino, com 2.263 metros. A capital nacional do montanhismo – título concedido pelo Senado em 2021 – conta com três unidades de conservação: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. É também berço do primeiro brasileiro a escalar o Everest, Mozart Catão, grande nome do alpinismo nacional, morto em 1998.
O projeto da Casa do Montanhista integra dois programas municipais: ‘Terê Tão Bela’ e ‘Pra Cima Terê’. Segundo a secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, a Casa do Montanhista vai receber moradores da cidade e turistas. “O local se dedicará a apresentar marcos e feitos do montanhismo no Brasil e convidar o público a conhecer Teresópolis e seus três parques. Além disso, procura respostas para a seguinte provocação: ‘Por que subir uma montanha?’”.