Solar dos Abacaxis expõe obras de Korakrit Arunanondchai | Diário do Porto


Exposição

Solar dos Abacaxis expõe obras de Korakrit Arunanondchai

Artista tailandês tem obras expostas no Solar dos Abacaxis a partir de 8 de junho. Ele utiliza vídeos, pinturas e performances para criar

7 de junho de 2024

Solar dos Abacaxis abre exposição do artista Korakrit Arunanondchai a partir de 8 de junho (foto: Chunho An / Kukje Gallery)

Compartilhe essa notícia:


O artista tailandês Korakrit Arunanondchai expõe a partir de sábado, às 10h, no Solar dos Abacaxis, na rua do Senado, 48, Centro. A exposição, “Mas palavras fazem mundos”, mostra um pouco da obra do artista de 38 anos, radicado em Nova York. O público poderá assistir a dois vídeos feitos por ele, em uma instalação imersiva inédita. Será sua primeira apresentação solo no Brasil, antes de sua vinda ao país, em agosto, para uma série de atividades.

Tido como um jovem expoente das novas tendências artísticas, ele utiliza vídeos, pinturas e performances para abordar assuntos como história, autorrepresentação e deslocamento cultural. Através da mistura de estilos e meios, o seu trabalho procura encontrar um terreno comum entre narrativas culturais ocidentais e tailandesas, sistemas de crenças e práticas artísticas.

Solar dos Abacaxis é voltado à experimentação artística

O Solar dos Abacaxis é uma instituição cultural autônoma e colaborativa, sem fins lucrativos, voltada à experimentação em arte e educação. Fundado em 2015 no Rio de Janeiro, o Solar define a si mesmo como um lugar que se dedica “à reunião de indivíduos e coletivos em busca de um mundo mais justo, saudável, livre e afetuoso”.

A instituição tem como missão oferecer programação cultural e educativa, estimulando a formação de novos públicos e a realização de projetos de artistas.

Sua primeira sede foi em um casarão histórico localizado no bairro do Cosme Velho, conhecido como o Solar dos Abacaxis, de onde vem o nome da instituição. Em dezembro de 2022, o Solar inaugurou sua nova sede, no Centro, onde hoje está estabelecido e realiza sua programação cultural, com o apoio de outras entidades, entre elas a Samambaia.org.

 


LEIA TAMBÉM:

Pico das Agulhas Negras, no Rio, tem a menor temperatura do país

Hospital Che Guevara, em Maricá, faz 4 anos com certificação

Macacu ganha trilha para portadores de deficiência visual