Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que as cidades produtoras de petróleo dominam a lista dos maiores PIBs per capita do Brasil. No topo desse ranking estão Saquarema e Maricá, municípios vizinhos na Região dos Lagos e Leste Fluminense.
O conceito de PIB per capita divide toda a riqueza produzida no município pelo número de habitantes. No caso do Estado do Rio de Janeiro, a alta produtividade do petróleo nas camadas do pré-sal,em alto mar, garante que cidades médias tenham indicadores econômicos superiores a capitais de outros Estados do país.
O Fenômeno Maricá
Saquarema aparece no primeiro lugar da lista nacional em 2023, a segunda é a cidade baiana de São Francisdo do Conde. Em terceiro lugar está, Maricá, administrada há duas décadas por governos de continuidade política, que transformaram os royalties em programas sociais que passaram a ser copiados por outros municípios.
Dentro de um projeto de longo prazo, Maricá tem utilizado seu alto rendimento em royalties do petróleo para financiar:
-
Programas de Renda Básica: Como a Moeda Mumbuca.
-
Infraestrutura e Transporte: Como a recente ampliação do Aeroporto Municipal, ou o programa Tarifa Zero nos ônigus urbanos.
-
Educação Superior: Com o programa Passaporte Universitário.
O levantamento do IBGE mostra que o petróleo é o fator determinante para a riqueza das cidades listadas. Além das fluminenses, aparecem na lista Paulínia (SP), conhecida por sua refinaria, e Presidente Kennedy (ES), também beneficiada pela exploração offshore.