Santa Teresa ganha a reabertura de dois espaços culturais | Diário do Porto


Equipamento cultural

Santa Teresa ganha a reabertura de dois espaços culturais

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar foram revitalizados em Santa Teresa

26 de dezembro de 2024

Em Santa Teresa, o Centro Cultural Larinda Santos Lobo e a Biblioteca José de Alencar (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar, localizados na Rua Monte Alegre 306, em Santa Teresa, foram reabertos ao público. Os equipamentos culturais passaram por processos de restauração por meio dos programas Cultura do Amanhã e Bibliotecas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Cultura.

O investimento total na revitalização custou cerca de R$ 1,4 milhão. O secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, destacou que a renovação dos patrimônios é importante por manter o papel do bairro de Santa Teresa como território cultural no Rio de Janeiro.

“Laurinda Santos Lobo foi uma visionária que transformou a cultura brasileira ao abraçar e promover as vanguardas artísticas de sua época. A revitalização do centro cultural que leva seu nome, assim como da Biblioteca José de Alencar, dedicada a um dos maiores escritores do país, renova o papel de Santa Teresa como um território de experimentação e efervescência cultural, conectando tradição e modernidade”, disse Calero.

Espaços Culturais revitalizados em Santa Teresa

As intervenções realizadas no Laurinda Santos Lobo incluem a reconstrução da fachada, a renovação da pintura e das esquadrias no tom rosado original do palacete erguido em 1907, restauração do muro e dos jardins, instalação de um sistema de prevenção de incêndio e de um elevador, previsto para entrar em operação em janeiro de 2025. As obras continuam até agosto do próximo ano, quando o complexo vai ser completamente renovado.

Enquanto isso, na Biblioteca José de Alencar, foram substituídas as redes elétrica e hidráulica, restauradas as esquadrias e realizada a modernização de sua infraestrutura. O espaço recebeu novos mobiliários e acervo, além de melhorias em acessibilidade, como rampas e passarelas. A biblioteca foi inserida na segunda fase do programa Bibliotecas do Amanhã, com o objetivo de transformá-la em um ambiente para fruição cultural, estudo e integração comunitária.

Reabertura do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

A reabertura do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo será marcada pela exposição “Amor: (des)construção dos afetos em Laurinda Santos Lobo”, organizada pela Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra. A mostra reúne obras de mais de 40 artistas locais, em linguagens como fotografia, pintura, escultura, instalação e performance, explorando o tema do amor e homenageando a trajetória da mecenas Laurinda Santos Lobo.

Nascida em Cuiabá em 1878, Laurinda Santos Lobo foi uma figura central da Belle Époque carioca e se destacou como incentivadora das vanguardas artísticas e intelectuais no Brasil. Ao chegar no Rio de Janeiro, Laurinda residiu no palacete em que hoje é o Parque Municipal Glória Maria, também em Santa Teresa. O casarão onde hoje funciona o centro cultural foi transformado em equipamento público em 1979, após sugestão de moradores e artistas do bairro.

“A reabertura do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo marca a retomada de sua vocação como espaço de acolhimento das artes em Santa Teresa. Um ponto de encontro da comunidade artística, que convida o público a conhecer a rica tradição criativa e cultural do bairro”, afirmou a gerente de Centros Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gisele Nery.

Com produção de Beatriz Roza e Edite Coelho, a exposição vai ficar em cartaz até 16 de março de 2025. Os dois espaços funcionarão de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. A exposição ficará em cartaz até 16 de março de 2025.


LEIA TAMBÉM:

Mais livros para o amigo oculto do Natal

Galeão cresce 13% neste fim de ano, com 600 mil passageiros

TAP e RIOgaleão fazem conexão entre Ipanema e Portugal