Rio terá o 8º Salão do Turismo, entre 8 e 11 de agosto | Diário do Porto


Turismo

Rio terá o 8º Salão do Turismo, entre 8 e 11 de agosto

Salão do Turismo, que será realizado pela primeira vez no Rio, no RioCentro, tem expectativa de 100 mil visitantes

25 de julho de 2024

Rio de Janeiro terá feriadão por conta do G20, em novembro (foto: Agência Brasil / Thomaz Silva)

Compartilhe essa notícia:


Cerca de 100 mil visitantes são esperados para a oitava edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que será promovido pelo Ministério do Turismo pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, durante os dias 8 e 11 de agosto, no RioCentro.

Dentro do evento, segundo a Agência de Notícias do Turismo, o espaço “Núcleo do Conhecimento” será totalmente destinado ao trade turístico, com vários debates sobre as tendências e necessidades futuras do setor. Também será possível conhecer exemplos e boas práticas aplicadas no turismo nacional. Serão cerca de 90 palestras, 35 painéis e uma série de reuniões importantes para o turismo brasileiro.

Temas como sustentabilidade no setor; participação do Brasil na COP 30; investimentos no turismo nacional e acessibilidade turística serão alguns dos assuntos abordados pelos profissionais de turismo, parceiros e atores públicos, privados e do terceiro setor. O objetivo é provocar uma discussão de forma cooperativa e estratégica sobre qual o papel e prioridades do turismo no país.

Durante o evento, o Conselho Nacional do Turismo (CNT) se reunirá para discutir ações e deliberar pautas que envolvem o setor e a sociedade. Os gestores locais também se reunirão no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na agenda, já está confirmada a realização do I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024 que promoverá a integração, o diálogo e a troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o país.

Salão do Turismo terá encontro de negócios do Sebrae

A programação inclui, ainda, reuniões paralelas sobre segurança turística, com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, e sobre os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa do Ministério do Turismo que apoia cidades que investem em infraestruturas tecnológicas para melhorar a experiência turística e garantir o desenvolvimento sustentável do território.

O Sebrae Nacional, parceiro do Ministério do Turismo na realização do 8º Salão do Turismo, também estará presente com o “Encontro de Negócios do Sebrae”, que incentivará micro e pequenos empresários do turismo na construção de soluções viáveis para seus estabelecimentos.

Ao longo de toda a programação do Núcleo do Conhecimento, as principais ações do Ministérios do Turismo serão temas de debate, como por exemplo, o painel de Investimento e Crédito do Turismo; o papel da Academia e dos Institutos Científicos no Turismo Brasileiro; sobre Big Data: Indicadores, dados e informações do turismo e o que tratará das raízes do Brasil e sua ancestralidade no turismo de base comunitária.


LEIA TAMBÉM:

BNDES apoiar frota com Embraer traz desenvolvimento

Light é multada em R$ 13,6 mi por falhas na Ilha do Governador

Maracanã não será mais o maior estádio do Brasil