Neste ano a cidade do Rio terá 350 eventos esportivos, incluindo 190 corridas de rua. Essa é a previsão do calendário esportivo oficial da cidade, lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes em parceria com o Visit Rio e a Riotur. A iniciativa busca consolidar todos os eventos esportivos legalizados em um único portal online, que será atualizado conforme novas atividades forem confirmadas.
Segundo o Visit Rio, os 117 eventos principais devem atrair aproximadamente 690 mil competidores, com impacto econômico estimado em R$ 2,2 bilhões. Em 2024, o Rio sediou 322 eventos esportivos, que reuniram 452 mil participantes e geraram um impacto de R$ 1,4 bilhão na economia local.
O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, afirmou que a criação do calendário busca fortalecer o setor e atrair mais eventos para a cidade. O calendário será atualizado conforme os eventos obtiverem os alvarás necessários, um processo que pode ser realizado por meio do site Carioca Digital ou clicando aqui.
Veja destaques do calendário de eventos esportivos
Entre os destaques do calendário de 2025 estão o Rio Open (tênis), o Sail GP (vela), a Liga das Nações de Vôlei, o Mundial de Ginástica Rítmica e a Maratona do Rio. Dados do Visit Rio indicam que, em 2024, os eventos esportivos representaram 16,05% dos eventos que atraíram turistas para a cidade, superando o setor de entretenimento e o setor de medicina.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, ressaltou a relevância do Rio no cenário esportivo internacional. De acordo com ele, a cidade é uma referência para confederações olímpicas interessadas em sediar competições no Brasil. O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, destacou que a cidade está trabalhando para atrair outros grandes eventos esportivos internacionais até 2031.
Desde janeiro de 2023, o Visit Rio mapeou 73 grandes eventos esportivos que podem ser sediados na cidade até 2033. Entre os eventos já confirmados estão a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, o Mundial de Ginástica, o Mundial de Remo e o campeonato de e-sports Rainbow Six. Outras competições, como os Jogos Pan-Americanos de 2031 e campeonatos de ligas esportivas internacionais, seguem em processo de candidatura ou negociação.
LEIA TAMBÉM:
Terreirão do Samba inicia temporada de shows com Mumuzinho
Contra recorde de calor, Rio terá 58 pontos de resfriamento
RIOgaleão Cargo bate recorde de importação em 2024