O Pão de Açúcar vai receber o Rio Montreux Jazz Festival, entre os dias 11 e 14 de outubro. As atrações incluem John Patitucci, eleito o “Electric Bassist of the Year” pela Jazz Journalists Association, João Bosco, Ney Matogrosso e muitos outros. Além dos shows principais no Morro da Urca, o festival também organiza mais de 30 apresentações gratuitas na Orla da cidade e no Forte de Copacabana.
A curadoria dos shows tem a assinatura do produtor musical Marco Mazzola, que está à frente da direção geral do festival. O pôster nesta 3° edição foi criado pelo artista plástico Kobra.
A primeira edição Rio Montreux Jazz Festival ocorreu em 2019, nos moldes do evento original, criado em 1967 na Suíça. A cidade natal do festival, Montreux , recebe cerca de 250 mil pessoas anualmente para acompanhar os shows e programações culturais que acontecem durante as duas semanas de festa.
Ao longo dos mais de 50 anos de história, o Montreux Jazz Festival se diversificou e passou a incorporar novos ritmos, gêneros e linguagens artísticas. Em seus palcos se apresentaram grandes nomes da música mundial como: Nina Simone, Ray Charles, Miles Davis, Adele, Stevie Wonder, Prince, Pharrell Williams, David Bowie, Phil Collins, entre outros.
Rio Montreux Jazz Festival
A programação completa do festival está disponível no site.
Palcos que com programação gratuita:
- Orla de Copacabana – Posto 2 – altura da Praça do Lido
- Orla de Copacabana – Posto 6 – próximo a estátua de Dorival Caimmy
- Forte de Copacabana – Praça Coronel Eugênio Franco nº 1, Posto 6
- Orla de Ipanema – Posto 8 – entrada do Arpoador
- Orla do Leblon – Posto 12 – próximo da estátua de Zózimo Barrozo do Amaral
Nos dias de show, a entrada no Forte de Copacabana será gratuita das 13h até o término da última apresentação.
Os horários, locais e artistas estão no Instagram oficial do evento.