A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançará, neste semestre, um edital literário com R$ 14 milhões para projetos relacionados ao título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco à cidade do Rio de Janeiro em 2025.
O edital contemplará projetos voltados à publicação de livros, organização de feiras literárias e manutenção de espaços culturais. Bibliotecas Parque localizadas na Rocinha, em Manguinhos e no Centro, que passam por reformas, também serão beneficiadas com novos acervos. A Biblioteca Parque do Centro sediará, a partir de abril, uma exposição interativa sobre “O Pequeno Príncipe”.
Além do edital, a programação da Capital Mundial do Livro prevê a realização de diversas atividades culturais, incluindo um programa de formação para agentes de leitura, participação na Bienal do Livro e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), além do recadastramento de bibliotecas e salas de leitura em todo o estado. O Rio de Janeiro também fará parte da rede de cooperação internacional entre cidades que receberam o título em anos anteriores.
A Unesco escolhe anualmente uma cidade como Capital Mundial do Livro, que durante um período de 12 meses promove ações voltadas ao incentivo da leitura e do livro. O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título. A candidatura foi conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e apoiada por diversas instituições, como o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a Fundação Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Letras (ABL).