Rio ganha Museu Olímpico sobre o legado dos Jogos de 2016 | Diário do Porto


Esporte

Rio ganha Museu Olímpico sobre o legado dos Jogos de 2016

Com o museu, o Rio é a primeira cidade da América do Sul a fazer parte da Rede de Museus Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional

1 de agosto de 2025



Compartilhe essa notícia:


O Rio de Janeiro vai ganhar um museu para manter vivo o legado dos Jogos de 2016. O Rio Museu Olímpico será inaugurado pela Prefeitura neste domingo (03).

Com a novidade, o Rio é a primeira cidade da América do Sul a fazer parte da Rede de Museus Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional. Há unidades de outros museus do gênero no Canadá, China, Grécia e Espanha, por exemplo.

O novo museu Olímpico vai ocupar o andar superior do Velódromo, no Parque Olímpico da Barra.

O espaço contará mil com peças distribuídas em áreas temáticas, que terão também experiências imersivas e interativas para os visitantes. Medalhas, lembranças das competições, relíquias dos atletas, tochas, registros da cidade e seu legado olímpico estarão em exibição para o público.

A intenção é não só valorizar a competição, como também estimular os valores olímpicos.

O público poderá visitar o Rio Museu Olímpico a partir de terça (05), quando completam nove anos do início da Rio 2016. Para isso, será necessário se cadastrar no site museuolimpico.rio, que fica disponível na segunda (04).


LEIA TAMBÉM:

Maricá revitaliza o mirante do mais belo pôr do sol do Rio

FGV faz 2º Encontro de Política Fiscal e Orçamento

Lula inaugura no Porto do Açu usina para 22 milhões de pessoas