Rio e Maricá cedem royalties para São Gonçalo, Magé e Guapimirim | Diário do Porto


Política

Rio e Maricá cedem royalties para São Gonçalo, Magé e Guapimirim

Em solenidade em São Gonçalo, os prefeitos do Rio e Maricá, Eduardo Paes e Washington Quaquá, formalizaram a cessão de royalties do petróleo

2 de dezembro de 2025

Os prefeitos Eduardo Paes e Washington Quaquá formalizaram a cessão de royalties do petróleo para auxiliar a economia dos municípios vizinhos (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Um acordo histórico para o equilíbrio econômico da Região Metropolitana do Rio foi selado na tarde desta terça-feira (02/12). O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), oficializaram a cessão de parte dos recursos dos royalties do petróleo de seus municípios para beneficiar a economia de três cidades vizinhas: São Gonçalo, Magé e Guapimirim. Os valores não foram divulgados.

A reunião decisiva aconteceu em São Gonçalo. O documento assinado pelos líderes municipais será encaminhado imediatamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para homologação. A expectativa é que o processo seja concluído ainda neste mês de dezembro, permitindo que os recursos entrem nos cofres das cidades beneficiadas o quanto antes.

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, defendeu a ação como um ato de justiça e união regional:

“É justo do ponto de vista técnico, porque somos todos da mesma região. (…) É fundamental que cada município tenha seu próprio orçamento e a capacidade de tocar seus próprios projetos.”

“Solidariedade e Empatia”: A Justificativa do Acordo

A medida é vista como vital para a sobrevivência financeira de São Gonçalo — segunda maior população do estado — e dos municípios do recôncavo da Baía de Guanabara, Magé e Guapimirim, com grandes populações e poucos recursos para atender seus moradores.

Em suas redes sociais, Eduardo Paes justificou a ação como uma estratégia de defesa da própria capital:

“Se essas cidades não vão bem, toda a região metropolitana é prejudicada. Solidariedade e empatia são fundamentais para continuarmos melhorando a vida do povo do Rio”, escreveu o prefeito.

Histórico e Impacto Político

O movimento não é isolado. Em abril, Paes já havia sinalizado que o Rio abriria mão de recursos em favor de São Gonçalo, seguindo um caminho que Maricá já havia iniciado. A grande novidade do encontro desta terça é a inclusão formal de Magé e Guapimirim no rateio.

Além do alívio financeiro para as cidades receptoras, a medida deve ter um forte impacto político, reforçando a imagem de Paes e Quaquá na Região Metropolitana, aumentando a influência dos mesmos no Estado do Rio.


LEIA TAMBÉM:

Renda de pessoas negras sobe no Rio, mas desigualdade permanece

Aluguel por curto prazo aumenta 20% e acirra disputa com hotéis

Galeão tem maior crescimento entre aeroportos do Sudeste