O Centro do Rio passa a receber visitas guiadas gratuitas para dois edifícios históricos da Praça XV: o Espaço Cultural Urbana Carioca e o Palácio Tiradentes. A visita guiada tem o objetivo de facilitar o acesso à história e cultura locais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto IEVA e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O passeio começa no Espaço Cultural Urbana Carioca, na frente do casario do Arco do Teles. O local foi inaugurado em agosto como parte do Programa Reviver Cultural, projeto da Prefeitura do Rio para revitalizar o Centro e promover atividades culturais e de economia criativa. O espaço é dedicado à pesquisa e divulgação do patrimônio histórico e cultural do Centro, com foco na arquitetura, urbanismo e turismo.
Em seguida, os participantes seguem para o Palácio Tiradentes, a poucos metros. Construído na década de 1920, o edifício foi sede da Alerj até 2021 e abrigou a Câmara dos Deputados entre 1926 e 1960. Com fachada em estilo eclético e estrutura de concreto armado, o Palácio possui uma cúpula adornada com esculturas que simbolizam a Independência e a República.
No interior, os visitantes podem observar elementos decorativos significativos, como o vitral que representa o céu da noite da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e as pinturas de Rodolfo Chambelland na cúpula. Além disso, o plenário se destaca por um painel de Eliseu Visconti, datado de 1926, que retrata a assinatura da primeira Constituição Republicana.
Centro é espaço de cultura acessível
As visitas são feitas com o auxílio de guias bilíngues. Entre os primeiros a participar do passeio estão os estudantes do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de Copacabana. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar a herança cultural presente nos prédios históricos.
Interessados em participar das visitas podem agendar pelo e-mail: urbanacariocaieva@gmail.com.