Projeto fotográfico cria livro-mosaico do Rio | Diário do Porto


Fotografia

Projeto fotográfico cria livro-mosaico do Rio

Livro-mosaico Urbegrafia conta com 200 imagens que representam o Rio de Janeiro e o estilo de vida carioca

23 de março de 2023

Missão A Cidade Olímpica " super-homem carioca " . Um belo salto da Pedra do Leme em um dia de muito sol e calor na praia do Leme, zona sul do Rio de Janeiro (foto: Daniel Castelo Branco/ @danielcastelobrancofotografia)

Compartilhe essa notícia:


Retratar a essência carioca em 200 imagens não é tarefa simples, mas o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” deu conta do recado. Ao longo de seis meses, o Instagram foi o ambiente de interação entre os curadores e os 105 autores participantes. Os resultados foram mais de 30 mil fotos tagueadas, 35 mil visualizações nos reels e 36 mil curtidas. O livro-mosaico é lançado nesta quarta-feira, dia 22.

O projeto começou com a criação do perfil @urbegrafia no Instagram, e um convite a todos conectados na rede social a participarem. A ideia era celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas a partir do olhar de seus moradores em 20 temas.

O livro fotográfico conta com textos introdutórios aos capítulos, além das fotos que compõem um mosaico para além do ambiente on-line em uma espécie de game fotográfico. Nada menos que 52 bairros da cidade estão representados, além de nove cidades do estado, no capítulo “Arredores”.

Rio
Missão Viver a céu aberto – Lagoa Rodrigo de Freitas (foto: divulgação/@lemos_ruas)

Foram abordados vários aspectos que caracterizam o estilo de vida carioca, incluindo a relação entre a cidade e o mar, vida ao ar livre, a diversidade de estilos arquitetônicos e períodos históricas correspondentes, bem como a mobilidade urbana e o patrimônio cultural imaterial. As favelas também são discutidas em um capítulo dedicado a elas, assim como as casas típicas e os monumentos emblemáticos que viraram cartões postais. Embora celebre o Rio, o livro também traz um capítulo intitulado “Imperfeitos”, que aborda os desafios que a cidade enfrenta atualmente.


LEIA TAMBÉM:

Paraty e Petrópolis estão entre as cidades históricas mais procuradas

Cabo Frio pode ter píer para ampliar o turismo na região

Autodesnudamento da alma


Construção colaborativa da cidade

Ao todo, dez curadores tiveram a missão de selecionar as imagens que compõem o livro. São eles: Rafael Bokor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona (@patricia_pamplona), Raphael Vidal (@oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto (@marciafoletto), Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol), Rosemeri Conceição (@standarteeducacao) e Diego Cardoso (@diegocardoso_fotografia). Um time multidisciplinar formado por fotógrafos, jornalistas, arquitetos e pesquisadores da história urbana.

Missão Ecos da Colônia – Arcos da Lapa (foto: divulgação/@andresdelima)