A Prefeitura do Rio reafirmou que a substituição total do sistema de bilhetagem eletrônica será concluída até 2 de agosto. A partir dessa data, apenas o cartão Jaé será aceito nos transportes municipais — ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos —, com exceção dos usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que continuam usando o Riocard por ora.
Desde o último sábado (6), o uso do Jaé tornou-se obrigatório para beneficiários de gratuidades, como idosos, estudantes, pessoas com deficiência e doentes crônicos. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, reforçou que a meta é chegar ao início de agosto com mais de 90% dos usuários cadastrados. “Estamos confiantes. Sabemos que a demanda é alta, mas reforçamos o atendimento e seguimos com a distribuição gratuita via app”, disse.
Cadastro pode ser feito pelo aplicativo ou em lojas físicas
Até o momento, 2,8 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema. O Jaé pode ser solicitado pelo aplicativo disponível para Android e iOS, com opção de cartão digital ou físico. Para quem optar pela entrega em casa, é cobrada uma taxa de R$ 7,95 — isenta para maiores de 65 anos. Também é possível retirar gratuitamente o cartão em uma das 15 lojas físicas após 72 horas do pedido.
O cadastro de usuários de vale-transporte também está em andamento. A prefeitura orienta que empregadores façam a migração o quanto antes, clicando aqui.
Reforço nos atendimentos e novos postos
Diante da superlotação registrada em postos como o de Botafogo, a Secretaria Municipal de Transportes ampliou o número de atendentes e avalia abrir novas unidades. Confira abaixo os principais pontos de atendimento com funcionamento nos dias úteis:
-
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
-
Cidade Nova – Rua Ulysses Guimarães, 2–14
-
Barra (Alvorada e Jardim Oceânico) – Av. das Américas e Av. Armando Lombardi
-
Madureira – Rua Padre Manso
-
Campo Grande, Santa Cruz, Deodoro, Guaratiba, Taquara – nos terminais BRT
-
Estácio, São Cristóvão, Ilha do Fundão – estações e terminais diversos
Há também pontos temporários nas Naves do Conhecimento do Engenho de Dentro e de Padre Miguel.
O que muda com o Jaé
Com a mudança, a prefeitura busca centralizar a bilhetagem e oferecer mais controle sobre o sistema. Segundo a SMTR, problemas pontuais no app são resolvidos presencialmente e as lojas seguem com atendimento normal. O modelo digital do cartão também pode ser usado diretamente pelo celular via QR Code.