Prefeitura mantém transição total para o Jaé até 2/8 | Diário do Porto


Mobilidade

Prefeitura mantém transição total para o Jaé até 2/8

Jaé substituirá todos os bilhetes eletrônicos nos transportes municipais, cadastro pode ser feito pelo app ou em pontos físicos

9 de julho de 2025

Transição começa com gratuidades e será ampliada para todos os usuários em agosto (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio reafirmou que a substituição total do sistema de bilhetagem eletrônica será concluída até 2 de agosto. A partir dessa data, apenas o cartão Jaé será aceito nos transportes municipais — ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos —, com exceção dos usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que continuam usando o Riocard por ora.

Desde o último sábado (6), o uso do Jaé tornou-se obrigatório para beneficiários de gratuidades, como idosos, estudantes, pessoas com deficiência e doentes crônicos. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, reforçou que a meta é chegar ao início de agosto com mais de 90% dos usuários cadastrados. “Estamos confiantes. Sabemos que a demanda é alta, mas reforçamos o atendimento e seguimos com a distribuição gratuita via app”, disse.

Cadastro pode ser feito pelo aplicativo ou em lojas físicas

Até o momento, 2,8 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema. O Jaé pode ser solicitado pelo aplicativo disponível para Android e iOS, com opção de cartão digital ou físico. Para quem optar pela entrega em casa, é cobrada uma taxa de R$ 7,95 — isenta para maiores de 65 anos. Também é possível retirar gratuitamente o cartão em uma das 15 lojas físicas após 72 horas do pedido.

O cadastro de usuários de vale-transporte também está em andamento. A prefeitura orienta que empregadores façam a migração o quanto antes, clicando aqui.

Reforço nos atendimentos e novos postos

Diante da superlotação registrada em postos como o de Botafogo, a Secretaria Municipal de Transportes ampliou o número de atendentes e avalia abrir novas unidades. Confira abaixo os principais pontos de atendimento com funcionamento nos dias úteis:

  • Botafogo – Rua Dona Mariana, 48

  • Cidade Nova – Rua Ulysses Guimarães, 2–14

  • Barra (Alvorada e Jardim Oceânico) – Av. das Américas e Av. Armando Lombardi

  • Madureira – Rua Padre Manso

  • Campo Grande, Santa Cruz, Deodoro, Guaratiba, Taquara – nos terminais BRT

  • Estácio, São Cristóvão, Ilha do Fundão – estações e terminais diversos

Há também pontos temporários nas Naves do Conhecimento do Engenho de Dentro e de Padre Miguel.

O que muda com o Jaé

Com a mudança, a prefeitura busca centralizar a bilhetagem e oferecer mais controle sobre o sistema. Segundo a SMTR, problemas pontuais no app são resolvidos presencialmente e as lojas seguem com atendimento normal. O modelo digital do cartão também pode ser usado diretamente pelo celular via QR Code.


LEIA TAMBÉM:

Maricá faz 19 mil atendimentos oftalmológicos, em 50 dias

Árvore de Natal em Botafogo será a maior já vista no Rio

Agulhas Negras, no RJ, e cidades de MG registram frio abaixo de zero