Matheus Dantas
Repórter
A plataforma de ciência cidadã Cívis lançou no início de julho de 2025 o Dossiê Temático sobre Ciência Cidadã e Emergências Climáticas, uma iniciativa que visa articular informações, projetos e reflexões sobre como a participação cidadã pode contribuir para o enfrentamento das múltiplas crises climáticas que afetam o Brasil e o mundo.
O dossiê aborda desastres associados a situações críticas decorrentes das mudanças climáticas, incluindo extremos de temperatura, secas prolongadas, inundações, deslizamentos, incêndios florestais, escassez hídrica e elevação do nível do mar. Essas emergências impactam diretamente os ecossistemas e a vida das populações, especialmente as mais vulneráveis, exigindo respostas urgentes e baseadas em evidências de múltiplos sistemas de conhecimento.
“O dossiê busca evidenciar como a ciência cidadã pode apoiar no enfrentamento, compreensão e atuação diante de desastres e emergências climáticas, valorizando os conhecimentos das comunidades que vivenciam essas realidades no dia a dia”, explica Sarita Albagli, coordenadora científica da plataforma Cívis e uma das curadoras do dossiê.
Experiências Práticas e Inovadoras
Iniciativas como o programa Cemaden-Educação, com suas jornadas pedagógicas que mobilizam escolas e defesas civis, demonstram como o uso de pluviômetros de baixo custo (PluviPET) articulados a aplicativos georreferenciados do projeto Dados à Prova d’Água consegue gerar séries históricas no monitoramento de chuva com alta qualidade de dados, mesmo em áreas remotas, conta Allan Yu Iwama, coordenador do projeto de ciência cidadã CoAdapta Litoral e um dos editores do dossiê. “Outra é a iniciativa internacional LICCI – sigla em inglês de Indicadores Locais de Impactos de Mudanças Climáticas, com a plataforma OpenTEK, que integra conhecimentos ecológicos tradicionais para registrar impactos locais das mudanças climáticas”, completa.
O projeto CoAdapta Litoral desenvolveu uma abordagem de ciência cidadã para integrar os conhecimentos locais e científicos sobre as situações de vulnerabilidade e as opções de adaptação às mudanças climáticas. A abordagem utiliza cartografia social e Sistema de Informações Cartográficas (GIS) participativo, além de entrevistas locais com grupos de trabalho em cada comunidade (pescadores artesanais e indígenas mapuches) no Chile e (pescadores artesanais e quilombolas) no Brasil.
“Incluir comunidades locais podem apoiar dois eixos fundamentais do monitoramento: Ampliar a rede de observação com dados cidadãos, por meio de abordagens de ciência cidadã e envolver comunidades locais no monitoramento, oferecendo a oportunidade para pessoas entenderem melhor os impactos, seus efeitos, e monitorá-los para reduzir os riscos de desastres associados a emergência climáticas, através de pesquisa-ação e investigação científica”, diz Iwama.
Chamada para Contribuições
A plataforma Cívis é colaborativa e convida a todos, incluindo pesquisadores, educadores, ativistas, comunidades e organizações a contribuírem com o dossiê, registrando na plataforma
- Projetos e iniciativas em andamento ou concluídas
- Ferramentas e métodos participativos
- Iniciativas de formação e capacitação
- Conteúdos para ampliar o conhecimento sobre o tema
- Textos para o Blog da Cívis
- Participação no Fórum de discussão
“O dossiê contribui com uma plataforma comum sobre o tema, permitindo que redes de comunidades e pesquisadores possam se inspirar com práticas locais, processos formativos que ofereçam repertórios para dar respostas mais rápidas e situadas no contexto local no contexto de emergências climáticas além de criar uma comunidade de prática sobre ciência cidadã, desastres e emergências climáticas, considerando que é um tema atual, que impacta a todos e todas, e que precisamos fomentar redes de colaboração para ações coletivas.”, finaliza Iwama.
Parceria Estratégica
A organização do dossiê é uma parceria entre a Cívis, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o INCT de Ciência Cidadã (INCC) e a Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC).
Sobre a Cívis
A Cívis é uma plataforma de ciência cidadã desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Seu objetivo é fornecer infraestrutura e conteúdos que ampliem o entendimento sobre Ciência Cidadã, promovam seu uso e apoiem o desenvolvimento de iniciativas e metodologias nesse campo, com foco na América Latina e no Caribe. A plataforma é aberta, permitindo que qualquer pessoa cadastre iniciativas, recursos e outros conteúdos relacionados à ciência cidadã.
Mais Informações
Website: https://civis.ibict.br/d’ossier/4/
Para contribuir: Acesse a plataforma, cadastre-se e participe!