O Estado do Rio registrou a menor temperatura do Brasil neste ano, com 8,1 graus negativos, na manhã do dia 31 de maio, no Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense. A medição foi feita pela estação meteorológica automática de Campo Belo, a 2.440 metros de altitude, logo abaixo do Pico das Agulhas Negras, que alcança 2.791 metros.
A estação foi instalada e é monitorada pela WS Consultoria Climatológica, em parceria com a direção do Parque Nacional de Itatiaia. A empresa tem cerca de 900 estações espalhadas por vários Estados, a maior parte dedicada ao apoio do agronegócio. Entre os pontos de observação, há os que ficam na Serra da Mantiqueira, que divide os Estados de Minas, São Paulo e Rio, onde está o Pico das Agulhas Negras.
Segundo William Siqueira, criador da consultoria, o Parque Nacional de Itatiaia registra as menores temperaturas do país há pelo menos quatro anos. O fenômeno ocorre a partir da conjunção de pelo menos dois fatores. O primeiro é a altitude do Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil. O segundo é o fato da medição ser feita num vale, onde fica a nascente do rio Campo Belo, entre as elevações do Pico.
Quanto mais alto for o local, menos denso é o ar e a temperatura cai à medida em que ele se rarefaz. A cada quilômetro para cima, são cerca de 6 graus a menos no termômetro, em média. E o ar frio, mesmo em terreno elevado, tende a se concentrar em vales. Com essas características de relevo, o Pico das Agulhas Negras chega a temperaturas abaixo de zero, principalmente no outono e no inverno, com a aproximação de frentes frias vindas do Ártico.
Pico das Agulhas Negras já teve registro de neve
No ano passado, no dia 7 de julho, a estação de Campo Belo chegou a 11,3 graus negativos. Há registros de neve no Pico das Agulhas Negras em anos anteriores. Em 2012, quem passou pela Via Dutra em direção a São Paulo, em junho, pôde ver o topo da montanha nevado. Em 1985 a neve chegou a mais de um metro de altura e durou cerca de três dias nas áreas mais altas do Parque Nacional de Itatiaia.
O Parque, o mais antigo do país, foi criado em 1937. A área, onde fica o Pico das Agulhas Negras, pertencia ao Barão de Mauá, no século 19, tendo se tornado um bem da União em 1908. O local é uma das mais interessantes atrações turísticas do Estado do Rio. Os visitantes podem ter informações sobre roteiros e guias pelo site do parque em https://parquedoitatiaia.tur.br/