Parque de Itatiaia abre cachoeira e camping acessíveis | Diário do Porto


Inovação Social

Parque de Itatiaia abre cachoeira e camping acessíveis

Em Itatiaia, as iniciativas buscam ampliar as opções de visitação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

15 de março de 2025

Parque Nacional de Itatiaia quer ampliar as possibilidades de acesso para pessoas com deficiência (foto: Divulgação/Parque Nacional de Itatiaia)

Compartilhe essa notícia:


O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) inaugura, no dia 19 de março, a Cachoeira Acessível do Camapuã, a primeira do tipo no estado do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil. A entrega faz parte da programação do 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais, que ocorre entre 19 e 21 de março no parque.

Além da cachoeira, o evento marca a inauguração de um camping acessível na parte baixa do parque. As iniciativas buscam ampliar as opções de visitação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O evento, promovido pelo PNI em parceria com a Coordenação-Geral de Uso Público e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reúne especialistas e gestores de unidades de conservação para discutir formas de tornar os parques nacionais mais acessíveis. A iniciativa busca promover a troca de experiências e elaborar um caderno de orientações voltado à gestão da acessibilidade nesses espaços.

O ICMBio destaca a importância de práticas inclusivas para garantir que mais pessoas possam usufruir das unidades de conservação com autonomia e segurança. O instituto também reconhece os desafios técnicos e financeiros na adaptação de áreas naturais, ressaltando a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis.

Participantes em Itatiaia

O encontro contará com a presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, do presidente do ICMBio, Mauro Pires, além de diretoras do instituto e prefeitos de Resende e Itatiaia, acompanhados de secretários municipais.

Também participarão representantes de outras unidades de conservação, como os parques nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra dos Órgãos, Fernando de Noronha, Jericoacoara e Chapada dos Veadeiros. Durante o evento, gestores dessas unidades compartilharão experiências sobre acessibilidade na administração de áreas protegidas.


LEIA TAMBÉM:

Feriados trazem descansos prolongados em 2025

Casa de “Ainda Estou Aqui” será a Casa do Cinema Brasileiro

Galeão supera SP em número de turistas estrangeiros