Artigo / Wagner Victer
Wagner Victer *
Durante o feriado de Corpus Christi, que coincide com as provas da Maratona do Rio, o RIOgaleão estima uma movimentação de 188 mil passageiros entre os dias 29 de maio e 3 de junho. Esse número representa um aumento de 97% em comparação ao ano passado.
Esse dado é excepcional em termos de notícia, pois mostra, com números incontestáveis, o acerto que tivemos no movimento de Revitalização do Galeão, iniciado há cerca de 4 anos com vários setores da economia do Estado, sob a liderança do então presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano, com a ativa participação do prefeito Eduardo Paes e do governador Claudio Castro. É um exemplo a ser seguido, um raro momento em que o Rio se uniu em torno de uma causa e, por causa dessa união, foi alcançado o sucesso.
Como sempre, havia os pessimistas e até os negacionistas do ganho econômico para o Rio. Alguns até se alinharam ao discurso dos lobbies de aeroportos de outros Estados e de algumas companhias aéreas, gente que dizia que os resultados seriam inócuos e que hoje se cala!
Com a revitalização, estão sendo gerados milhares de novos empregos, há negociações e vitórias na captação de novas rotas nacionais e internacionais, além de um maior movimento de carga e barateamento desses custos de movimentação.
Nesse último aspecto, há um consequentemente ganho de competitividade para a indústria e o comércio fluminense. Isso cria um ciclo positivo para a economia do Estado, numa espiral crescente!
O Galeão, que já foi o mais importante aeroporto do Brasil, está voltando ao jogo. Isso é bom para o Rio e é bom para o país.
E o tempo é o senhor da razão!
*Wagner Victer é engenheiro, administrador e ex-secretário de Estado da Educação e de Energia, da Industria Naval e do Petróleo.