Ocupação IBORU: projeto de Marcelo D2 chega ao Centro do Rio | Diário do Porto


Arte

Ocupação IBORU: projeto de Marcelo D2 chega ao Centro do Rio

Projeto inspirado no disco homônimo une artes visuais, gastronomia, música, moda e oficinas vai ocupar prédio no Centro

29 de setembro de 2023

Marcelo D2 e Luiza Machado (Foto: Caiano Midam)

Compartilhe essa notícia:


Chega ao Rio de Janeiro a Ocupação IBORU, com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. Este é mais um segmento do projeto “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”, criado pelo casal. Desta vez, a experiência imersiva vai ocupar o Centro, a partir deste sábado, 30 de setembro, e traz samba, música eletrônica, pinturas, moda, gastronomia de terreiro, exibição do filme IBORU e oficinas.

Até o dia 14 de outubro, a ocupação estará em um prédio de três andares, localizado na Rua Sete de Setembro, 43, com obras inéditas de oito artistas plásticos: Ilustrablack, Calvet, Heloísa Hariadne, Ana Paula Sirino, Apolo Torres, Manuela Navas, Yedda Affini e De Saturno. As obras são inspiradas no universo IBORU, a partir do disco homônimo, e englobam diversas técnicas como pintura a óleo, pintura digital e instalações.

Um dos destaques é a réplica do estúdio criativo de Marcelo D2, que ficará no 2º andar do espaço. Estará exposta também a cozinha utilizada no cenário de gravação do filme “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”, lançado em agosto. A cenografia da exposição é assinada pelo artista plástico Sérgio Marimba. Marcelo D2 e Luiza Machado irão realizar visitas-guiadas ao longo da ocupação, que terá ainda uma sala de cinema para a exibição do filme codirigido pelo casal. O projeto inclui ainda uma programação musical acompanhada pelo paredão de som Jack Daniel’s.

A gastronomia, inspirada em comida de terreiro e oferendas para os Orixás, ficará por conta do Agô, Bar da Encruza. Os bares do evento terão assinatura das marcas Jack Daniels e Budweiser, patrocinadoras do projeto. As oficinas de conversa serão apresentadas pela Vivo.

Ocupação IBORU

Endereço: Rua Sete de Setembro, 43 – Centro

Data: 30 de setembro a 14 de outubro. Somente de quarta a sábado

Visitas guiadas: quartas e quintas

Programação gratuita

Por ordem de chegada e sujeita a lotação

Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2


LEIA TAMBÉM:

ABAV Expo, maior evento do turismo, começa no Rio

‘The Conversation’ mostra que a ciência está em tudo. Tudo mesmo! 

Fórum da ACRJ vai reunir gestores e pensadores na ‘Carta ao Rio’