Museu Sacro Franciscano preserva patrimônio histórico no Centro | Diário do Porto


Museus

Museu Sacro Franciscano preserva patrimônio histórico no Centro

Museu Sacro Franciscano guarda acervo de arte sacra e relíquias, com peças desde o século 17. Há visitas guiadas e eventos culturais

15 de novembro de 2024

Museu Sacro Franciscano, do Rio de Janeiro, foi criado em 1933 e tem objetos que já eram usados em 1650 (Foto: Riotur / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu Sacro Franciscano da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Morro de Santo Antônio, Centro do Rio, é o primeiro museu sacro da América Latina. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Fundado em 17 de setembro de 1933, a instituição possui um acervo que reúne peças sacras de relevância histórica e cultural. Entre as peças do acervo, estão objetos de culto religioso, alfaias, lanternas, insígnias e paramentos da tradicional Procissão das Cinzas, iniciada em 1647.

“Uma visita ao Museu Sacro Franciscano, no alto do Morro de Santo Antônio, é uma viagem no tempo, à época mais apaixonante da história do Rio de Janeiro. Aconselho a visita a todos”, disse o provedor da Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Cláudio André de Castro.

História do Museu Sacro Franciscano

O museu foi criado em 1933 em uma obra conduzida pelo museólogo e professor do Museu Histórico Nacional,  José Francisco Felix de Mariz, funcionário da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. O espaço precário foi transformado em uma instituição museológica. A data de inauguração foi no dia da festa da Impressão das Chagas.

O museu possui salas temáticas, como o Salão das Alfaias, a Sala dos Andores, a Galeria das Imagens e a Capela do Sacramento. Além do acervo permanente, são realizados batizados, casamentos, concertos musicais e palestras sobre arte sacra, oferecidas por historiadores especializados como Claudio Prado de Mello, Janaina Ayres e Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

Os visitantes têm acesso à Igreja de São Francisco da Penitência, localizada no mesmo complexo, conhecida como “Igreja de Ouro” pela rica decoração em ouro e elementos barrocos.

Serviço 

  • Local: Museu Sacro Franciscano – Rua da Carioca, 5, Centro, Rio de Janeiro
  • Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
  • Ingressos:
    • Visita simples: R$ 20,00
    • Visita guiada (com agendamento): R$ 40,00
  • Agendamentos e Informações:

LEIA TAMBÉM:

Praça Mauá celebra raiz afro-brasileira com Festival de Acarajé

Marca do Bar Luiz, introdutor da cultura do chope, vai à venda

Galeão recebe carga especial para supercomputador brasileiro