Museu da Caricatura Brasileira vai ser inaugurado no Centro | Diário do Porto


Museus

Museu da Caricatura Brasileira vai ser inaugurado no Centro

Museu da Caricatura Brasileira reúne mais de 100 mil itens e destaca a evolução da caricatura brasileira, do século XIX aos dias atuais

9 de dezembro de 2024

Prédio do Museu da Caricatura Brasileira, na Rua Primeiro de Março, 22 (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu da Caricatura Brasileira (MCB) vai ser inaugurado no dia 18 de dezembro, às 18h, na Rua Primeiro de Março, 22, Centro do Rio. O museu faz parte do programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio, que visa revitalizar imóveis históricos do Centro do Rio para atividades culturais e comerciais. O espaço vai ser o único dedicado exclusivamente à caricatura no Brasil.

Idealizado pelo historiador e caricaturista Luciano Magno, o espaço conta com mais de 100 mil itens da coleção particular do artista e incluirá exposições temporárias e permanentes. O MCB vai ocupar um prédio de três andares, com 14 salas expositivas distribuídas em uma área de 1.000 metros quadrados.

Acervo do Museu da Caricatura Brasileira

Entre os destaques do acervo estão obras de importantes caricaturistas das primeiras décadas do século XX, como J. Carlos, Nair de Teffé e Raul Pederneiras, até nomes contemporâneos como Lan e Chico Caruso.

No primeiro andar do MCB, estará a exposição A História do Primeiro Centenário da Independência do Brasil (1822–1922), que inclui obras relacionadas à Semana de Arte Moderna, ao Tenentismo e à derrubada do Morro do Castelo. Este setor vai contar com exposição das obras de J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Nair de Teffé.

No segundo andar, o destaque será a mostra Nair de Teffé & Hilde Weber – Precursoras Brasileiras, que homenageia a primeira caricaturista brasileira, Nair de Teffé, e a primeira chargista, Hilde Weber. No pavimento, vai ter uma exposição permanente sobre a história da caricatura no país, com obras de artistas como Angelo Agostini, Bordalo Pinheiro, Borjalo e Paulo Caruso.

O terceiro andar será dedicado à 5ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil, com trabalhos de artistas contemporâneos como Jorge Jardim e Quim Duran.


LEIA TAMBÉM:

Simulacrum Violão: espetáculo de arte sonora chega ao CCJF

Rio Scenarium comemora 25 anos de muita música, história e animação

CCBB RJ sedia evento gratuito sobre sustentabilidade e cultura