Museu Chácara do Céu apresenta exposição de ‘Megabichos’ | Diário do Porto


Arte

Museu Chácara do Céu apresenta exposição de ‘Megabichos’

Mostra seguirá até agosto, com girafa de três metros e preguiça no telhado do Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa

31 de maio de 2023

Exposição fará intervenção artística no telhado do Museu Chácara do Céu (foto: Bruno Coqueiro)

Compartilhe essa notícia:


O Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, apresenta a Exposição Scorzelli Megabichos, do designer e artista plástico Marcos Scorzelli, a partir de sábado, dia 3 de junho. A mostra exibirá cerca de 15 instalações, algumas inéditas, em chapas de aço que ficarão expostas ao ar livre nos jardins do espaço que faz parte dos Museus Castro Maya. No dia da abertura da mostra, a entrada será gratuita.

A exposição – que foi recorde de público durante a temporada de 2019 no Museu do Açude, no Alto da Boa Vista – traz Megabichos como girafas de 3 metros de altura e uma família de preguiças alocadas nas árvores. O jardim também receberá coelho, elefante e um mandacaru, da flora brasileira. Um polvo gigante estará instalado no espelho d’água, além dos outros bichos que irão estimular o lúdico nas crianças e em toda a família.

Outra novidade é a instalação no telhado do museu de uma preguiça laranja com cabeça e garras gigantes dando boas-vindas aos visitantes. É a primeira intervenção artística feita no telhado do equipamento cultural. A mostra seguirá até agosto, com a entrada a R$ 8,00.


LEIA TAMBÉM:

Uma super Lagoa de Araruama, mais limpa

Festa do Tomate de Paty tem shows de Alok e Maiara e Maraísa

Serra Wine Week, em Petrópolis, oferece descontos em vinhos


Segundo Scorzelli, a ideia da preguiça gigante no telhado da casa veio quando um amigo mandou uma aquarela de Debret com o animal. “Foi em 2011, quando a minha filha mais nova tinha 6 anos, que eu sonhei com essa exposição. Eu tirei uma foto dela correndo nos jardins e fiz uma montagem com os bichos enormes ocupando a área externa, porque nessa época os bichos só existiam no papel”, afirmou o artista, formado em design pela PUC-Rio.

Chacará do Céu Megabichos
Exposição ‘Megabichos’ seguirá até agosto (foto: Bruno Coqueiro)

Sobre o Museu Chácara do Céu

O Museu Chácara do Céu, integrante dos Museus Castro Maya Ibram/MinC, exibe coleções de arte de diversos períodos, e de diferentes origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos.

A casa em Santa Teresa, conhecida desde 1876 como Chácara do Céu, foi herdada por Castro Maya em 1936. Foi demolida em 1954 e em seu lugar o arquiteto Wladimir Alves de Souza projetou uma residência com características modernas integrada aos jardins que permitem uma magnífica vista da cidade do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara. A cooperação com Roberto Burle Marx está presente nos jardins, apesar de este não constituir um projeto assinado pelo paisagista.

chácara
Visita à Chácara do Céu tem como bônus a vista para o Pão de Açúcar. (Fotos Marita Boos)
Chácara
Arcos da Lapa podem ser vistos do terreno do museu

 

Serviço

Exposição Scorzelli Megabichos, de Marcos Scorzelli

Endereço: Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa – Rio de Janeiro

Abertura: Dia 3 de junho, sábado, das 12h às 16h. Entrada gratuita.

Visitação– jardins: das 9h às 12h. Acesso gratuito.

Visitação – museu: diariamente das 12h às 17h, exceto às terças-feiras. Entrada franca às quartas.

Valor: R$ 8,00, a inteira.

Classificação livre

Estacionamento: gratuito no próprio museu

Instagram: @scorzelli_atelie