Maricá terá instalações da Universidade Federal Rural do Rio | Diário do Porto


Inovação

Maricá terá instalações da Universidade Federal Rural do Rio

Unidade da UFRRJ em Maricá vai ampliar o projeto que desenvolve produtos e remédios a partir de ervas medicinais, a Farmacopeia Mari’ká

11 de abril de 2024

Em Maricá, a UFRRJ terá posto avançado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Maricá se prepara para receber instalações da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltadas para o desenvolvimento de projetos e pequisas em fármacos. O futuro posto avançado será instalado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no bairro Caju, e vai trabalhar com plantas medicinais para desenvolver medicamentos e produtos naturais.

A vinda da UFRRJ é desenvolvida em parceria com o programa Farmacopeia Mari’ká, que conta com recursos investidos pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar)

Segundo o coordenador do programa Farmacopeia Mari’ká, João Araújo, a partir da parceria com a UFRRJ, cresce a possibilidade de produção de mais plantas medicinais com maior diversidade de produtos.

“Aí entra a produção de repelentes, entra uma série de cosméticos, de tintura de guaco, de produtos voltados para a aromaterapia com mais de 18 espécies que já estão sendo cultivadas aqui na fazenda. A partir daí a gente vai entregar saúde para a população”, disse.

A Farmacopeia é uma parceria entre a Codemar, por meio da sua empresa subsidiária Biotec, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em Maricá, por meio do projeto, algumas unidades de saúde já realizam cultivo de  plantas medicinais. A iniciativa envolve capacitar as unidades a transmitirem o conhecimento para seus pacientes, no tratamento de algumas doenças como insônia e ansiedade.

Maricá já tem linha de produtos naturais

Já há várias formas de produtos desenvolvidos dentro da Farmacopeia e que podem ser feitos em casa, como chás, xaropes, pomadas e shampoos com ingredientes vegetais. Além desses, há pomadas cicatrizantes que têm como ingredientes óleo de andiroba e copaíba.

Uma das iniciativas da Farmacopeia é disponibilizar chás medicinais em Maricá, produtos com ações digestivas, calmantes, expectorante, anti-inflamatório e diuréticos. Entre eles, os de erva cidreira, espinheira santa, capim limão, hortelã, gengibre, guaco, hibisco e unha de gato.


LEIA TAMBÉM:

Porto Maravilha tem expansão recorde de moradores

Angra dos Reis recupera a praia do Anil

Galeão pode superar US$ 12 bilhões em cargas neste ano