Maricá terá etapa do mundial de capoeira, em setembro | Diário do Porto


Esporte

Maricá terá etapa do mundial de capoeira, em setembro

Campeonato de capoeira, em Maricá, faz parte do circuito internacional Volta ao Mundo Bambas, que reúne atletas de vários países

29 de junho de 2025

Maricá terá etapa do campeonato que já teve edições na Europa e nos Estados Unidos (foto: VMB / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Maricá será sede, em setembro, de etapa do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior circuito internacional de capoeira profissional do mundo. O anúncio foi feito durante a participação de atletas da cidade na nona edição do evento, em Brasília (DF). Com formato competitivo de alto rendimento, o VMB reúne mais de 450 capoeiristas de diversos estados e países, e distribui mais de R$ 100 mil em prêmios.

Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, os atletas Cauã Portela Schunk, de 8 anos, e Anna Laura de Souza, de 16, ambos moradores de Cordeirinho, se destacaram na competição e garantiram vaga na próxima fase do circuito, em Maricá. Os dois foram acompanhados pelo coach Mestre Mantena.

Além dos atletas, Maricá também participou da inédita seletiva musical do evento, voltada a talentos do canto e da percussão ligados à capoeira, com representantes de Inoã: Cristiano da Silva e Dafine Andrade. Outro diferencial da edição deste ano foi a introdução do VMB Científico, que promove estudos acadêmicos sobre desempenho esportivo na capoeira.

Durante o evento em Brasília, o subsecretário de Esporte e Lazer de Maricá, Alex Bittencourt, acompanhou a delegação local e conheceu a estrutura do torneio, que passará a contar com etapas fixas no município fluminense.

O VMB já teve edições na Europa e nos Estados Unidos, e é reconhecido por seu modelo de liga, com ranking oficial, categorias divididas por idade e gênero, e ênfase na valorização cultural da capoeira. O torneio abrange disputas nas categorias infanto-juvenil, adulto, feminino, máster e treinador.

Segundo o presidente do VMB, Saverio Scarpati, o evento busca modernizar a capoeira e atrair novas gerações. “É um palco para os grandes atletas da modalidade, com transmissão para diversas cidades. Nosso objetivo é levar a capoeira à família brasileira, promovendo sua riqueza cultural e o talento dos praticantes”, afirma.

Campeão de edições anteriores e morador do Bairro da Amizade, o Mestre Topera, de 45 anos, confirmou presença na disputa. “É um espetáculo de capoeira com atletas de alto nível. Pratico há 30 anos e vejo com alegria o crescimento da modalidade, inclusive com a participação crescente das crianças”, declarou.


LEIA TAMBÉM:

Árvore de Natal em Botafogo será a maior já vista no Rio

Cabo Frio volta a operar seu aeroporto, com voos da Argentina

Rio sediará maior Mundial de Ginástica Rítmica da história