Maricá tem novo heliponto no Hospital Che Guevara | Diário do Porto


Inovação

Maricá tem novo heliponto no Hospital Che Guevara

Heliponto do hospital de Maricá, com capacidade para os helicópteros que atendem plataformas de petróleo, completa um mês de funcionamento

31 de julho de 2024

Maricá inaugurou o heliponto do Hospital Che Guevara há um mês (foto: Prefeitura de Maricá / Gabriel Ferreira)

Compartilhe essa notícia:


O heliponto do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, vai completar seu primeiro mês de funcionamento, no próximo dia 5. O novo equipamento tem capacidade para operar até com a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil e que serve às plataformas de petróleo, colocando o hospital em posição de base para atendimentos a trabalhadores offshore. 

O local, com mil metros quadrados, foi realizado por uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Secretaria de Saúde. Seu objetivo é atender também as redes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militares (CBMERJ), além de oferecer maior agilidade no transporte de órgãos.

Segundo a Codemar, a logística e infraestrutura do Aeroporto de Maricá possibilitam a operação do heliponto pelas 24 horas. Na primeira etapa, as operações serão por voo visual. Em um segundo momento, o heliponto foi projetado para voos por instrumentos, com uso de GPS para descidas em condições meteorológicas ruins.

Maricá aumenta competitividade em petróleo e gás

Segundo a Prefeitura de Maricá, o heliponto terá toda a infraestrutura de segurança, além do balizamento noturno para decolagens e pousos em qualquer horário.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, enfatiza a importância do heliponto para aumentar a competitividade de Maricá nas atividades de petróleo e gás.

“Nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas, que traga conforto e oportunidades. Esse heliponto premia um equipamento de saúde extremamente valoroso. Estamos colocando essa referência hospitalar, também, na cadeia do petróleo e gás. Ter esse equipamento traz uma vantagem competitiva porque um trabalhador que necessite de assistência médica em uma plataforma pode vir direto para esse centro de referência e especialidade”, afirma Lacerda.


LEIA TAMBÉM:

Rio quer mais turistas da China, maior mercado mundial

Rio+Agro começa no Campo Olímpico da Barra

Rio terá o 8º Salão do Turismo, entre 8 e 11 de agosto