A população de Maricá cresceu 54% entre 2010 e 2022. Resultado do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que a população do município chegou a 197.300 pessoas.
No ranking de população dos municípios, Maricá está na 15ª colocação no Estado do Rio de Janeiro e na 154ª colocação no Brasil. O prefeito Fabiano Horta destacou que os números mostram que Maricá superou o conceito de cidade dormitório e que hoje as pessoas encontram no município oportunidades de trabalho, moradia e políticas de proteção social.
O prefeito exemplificou algumas políticas públicas da cidade, como o transporte público com Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, como atrativas para as pessoas decidirem viver na cidade. Também citou o Passaporte Universitário, que garante bolsa integral aos moradores de Maricá, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.
Maricá quer fomentar economia local
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha ressaltou que o município planeja o futuro com programas de estímulo à economia local e a proteção econômica. Ele informou como exemplos o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), iniciativa que formaliza e garante direitos ao trabalhador informal, e o Fomenta Maricá, que traz linhas de crédito para trabalhadores informais e empresários.
“O PPT é um instrumento de aumento na demanda por serviços na cidade, na economia, nos serviços de comércio e aquece a economia local”, disse Sardinha. “O Fomenta Maricá garante crédito ao pipoqueiro que quer reformar sua carrocinha e até ao empresário industrial que quer montar uma unidade no município”, acrescentou o secretário, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Feira O Fuxico, em Ipanema, celebra as festas juninas
Cine Henfil, em Maricá, tem programação extensa no fim de semana
Flamengo ganha museu e convoca a torcida para eleger time dos sonhos