Em Maricá, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal criou o projeto “Pedido Especial”, que atende solicitações de pacientes que estão em internações prolongadas. Foi assim que Jean Marins Augusto, de 27 anos, paraplégico há quatro, foi levado para um passeio em uma das praias da cidade, desejo que alimentava desde que ficou sem poder andar.
Ao ver as ondas e a paisagem, Jean ficou emocionado. “Muito bom. Estou feliz da vida. Estava ansioso por esse momento”, comentou o jovem, trazendo alegria também para os profissionais e familiares que o acompanharam.
O projeto “Pedido Especial”, da equipe de serviço social do hospital de Maricá, acolhe também os pedidos de pacientes em cuidados paliativos, trazendo ainda mais atenção a quem precisa dos serviços médicos permanentes.
O passeio de Jean ocorreu na praia de Ponta Negra, uma das mais bonitas de Maricá, e contou com apoio de profissionais multidisciplinares da equipe técnica – composta por médica, nutricionista, técnico de enfermagem, psicóloga e assistente social, além de agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Uma ambulância do Samu, completamente equipada, ficou à disposição no local para atender o paciente em qualquer necessidade.
Em tratamento de uma infecção bacteriana no hospital de Maricá, Jean ficou paraplégico após ser vítima de uma bala perdida. Para atender o seu pedido de ver o mar, foi utilizada uma cadeira especial, capaz de transitar na areia, que o levou próximo às ondas.
A prima de Jean, Caroline Marins, de 30 anos, ao vê-lo junto ao mar após tanto tempo, disse ter ficado muito feliz. “Foi uma sensação indescritível, só felicidade. Esse projeto é incrível”, afirmou.
A médica Lilian Shio, coordenadora do serviço de enfermaria de clínica médica do Hospital Conde Modesto Leal, declarou que atender o pedido de pacientes em prolongada internação é uma forma de deixá-los menos apreensivos. “Esse momento que estamos vivendo aqui é incrível. Jean vai passar por uma cirurgia e isso pode mudar muito a perspectiva de como ele enxerga o mundo”, explicou.