Maricá inicia 2026 com Tarifa Zero também nas vans | Diário do Porto


Mobilidade

Maricá inicia 2026 com Tarifa Zero também nas vans

A partir de 5 de janeiro, o sistema de Tarifa Zero de Maricá vai incorporar as vans municipais, além dos ônibus e bicicletas Vermelhinhos

29 de dezembro de 2025

Em Maricá, o acesso às vans Tarifa Zero será feito sem necessidade de credenciamento (foto: Prefeitura de Maricá / Anselmo Mourão)

Compartilhe essa notícia:


A cidade de Maricá vai ampliar a partir de 5 de janeiro de 2026 o sistema de Tarifa Zero, com a incorporação das vans municipais. A medida integra o novo modal aos ônibus Vermelhinhos e às bicicletas Vermelhinhas, ampliando a oferta de deslocamentos gratuitos na cidade.

Com a incorporação das vans, o acesso passa a ser universal, sem necessidade de cadastro ou uso do Cartão Mumbuca Transporte — nos mesmos moldes do que já ocorre com os ônibus do sistema. Segundo a Prefeitura de Maricá, o crescimento urbano da cidade é o fator determinante para a revisão do sistema de mobilidade. Maricá cresce entre 5% e 10% ao ano, o que está exigindo que o transporte acompanhe esse ritmo. No caso das bicicletas, novas estações seguem sendo inauguradas com base em critérios técnicos e nas demandas identificadas em bairros e comunidades.

Na prática, o funcionamento das vans seguirá a lógica do Tarifa Zero dos ônibus: o embarque será livre, sem validação por cartão ou identificação. Não será permitido viajar em pé; os passageiros serão transportados exclusivamente sentados, respeitando o limite de ocupação de cada veículo.

Além da gratuidade, a Prefeitura de Maricá prevê uma reorganização do sistema, com readequação de itinerários, criação de novas linhas, definição de tabelas de horários e maior integração entre os modais. A proposta é oferecer previsibilidade e facilitar a organização dos deslocamentos diários para trabalho, lazer e acesso a serviços públicos.

As vans também devem ampliar a cobertura do transporte em áreas onde ônibus enfrentam dificuldades operacionais, como vias estreitas, trajetos de difícil acesso e trechos em bairros com restrições à circulação de veículos maiores.

Um edital de licitação da Prefeitura foi lançado para ampliar gradualmente a frota, para que haja melhoria do serviço e a ampliação das linhas, tanto de ônibus quanto de vans.


LEIA TAMBÉM:

Há algo de Podre no Reino do Galeão

Parque Nacional do Itatiaia usa armas de fogo para matar javalis

Justiça manda aplicar medicamento da UFRJ em acidentados