A Prefeitura de Maricá, inaugurou na última quinta-feira (18) o primeiro estúdio de audiovisual gratuito do município. O objetivo é incentivar e dar suporte a cineastas e produtores independentes da cidade, permitindo que suas obras possam ser exibidas futuramente em salas de exibição pelo país, redes sociais e no cinema público Cine Henfil, no centro da cidade.
O novo Estúdio Glauber Rocha está localizado no complexo cultural que já abriga o Cine Henfil e a Biblioteca Pública Municipal, em Maricá. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Como vai funcionar o estúdio?
A gestão do espaço será feita pela produtora Semear Filmes. Para utilizar o estúdio, os interessados deverão participar de um edital de chamamento público, que será amplamente divulgado, segundo a Prefeitura. A coordenação do projeto é do cineasta e professor Guto Neto.
Quais equipamentos estão disponíveis?
O estúdio oferece uma estrutura básica para produções independentes, contando com:
- Duas câmeras profissionais;
- Kit de iluminação para gravações externas;
- Equipamentos de captação de áudio;
- Sala de edição (ilha de edição).
Fortalecendo a identidade cinematográfica de Maricá
Presente na inauguração, o presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, destacou a sinergia do projeto. “As gravações de hoje, amanhã podem estar sendo exibidas no Cine Henfil”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Sady Bianchin, a iniciativa é um passo fundamental para a cidade. “Maricá está criando uma identidade cinematográfica. Devemos ocupar espaços públicos e produzir arte e cultura em abundância”, declarou.