Maricá concede 2.000 bolsas de estudos em Universidades | Diário do Porto


Inovação Social

Maricá concede 2.000 bolsas de estudos em Universidades

Candidato tem que residir há no mínimo 3 anos em Maricá. Prefeitura fará processo de seleção na primeira quinzena de 2024

27 de dezembro de 2023

Prefeitura de Maricá concede bolsas para alunos de famílias com até 8 salários mínimos de renda (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Moradores de Maricá terão direito a até 2.000 bolsas de estudo concedidas pela Prefeitura da cidade para cursos de graduação em Universidades credenciadas. Todos os candidatos às bolsas têm que ser moradores locais e farão uma prova de aptidão logo na primeira quinzena de 2024.

O edital completo está disponível no Jornal Oficial de Maricá (JOM) (https://www.marica.rj.gov.br/jom/) e no portal do Programa Passaporte Universitário (http://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/).

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há no mínimo três anos; possuir o Ensino Médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão organizado pela Prefeitura; possuir renda familiar não excedente a oito salários mínimos.

Para fins de apuração de renda familiar mensal, entende-se como grupo familiar o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo familiar.

Maricá distribui bolsas em 4 Grupos

A distribuição de bolsas será feita por Grupos, seguindo os critérios abaixo: 

Grupo 1: Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas em Maricá, ou oriundos de instituição privada em Maricá, cuja totalidade do ensino médio tenha sido custeada com bolsa de 100% de desconto, ofertada pela instituição de ensino; e cuja renda familiar não exceda oito salários mínimos. Para esse grupo são ofertadas ao todo 800 vagas, sendo 80 para pessoas com deficiência.

Grupo 2: Ampla Concorrência. Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou privada, cuja renda familiar não exceda oito salários mínimos. Ao todo, mil vagas foram ofertadas para este grupo, sendo 100 destinadas a pessoas com deficiência.

GRUPO 3: Para servidores públicos municipais efetivos foram destinadas 200 vagas, sendo 20 para pessoas com deficiência.

GRUPO 4: Ampla Concorrência – Para ter acesso ao curso de Medicina, a renda familiar será medida em proporção ao salário da família, cabendo o benefício àquele cujo valor do curso comprometa no mínimo 40% da renda familiar. Do total de 50 vagas, cinco são para pessoas com deficiência.


LEIA TAMBÉM:

Senado adia mais uma vez a votação dos cassinos

Paraty tem mais de 60 eventos marcados para 2024

Grãos de Gratidão leva para a praia crianças com doenças raras