Maricá capacita 2.500 pessoas para o complexo turístico Maraey | Diário do Porto


Empregos

Maricá capacita 2.500 pessoas para o complexo turístico Maraey

Primeiros cursos de Maricá devem começar em fevereiro de 2026, para formar mão de obra na construção do complexo turístico

18 de outubro de 2025

O empreendimento Maraey será construído em área de preservação entre o mar e a Lagoa de Maricá (foto: Agência Brasil / Tânia Rêgo)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá, em parceria com o complexo turístico-residencial Maraey, anunciou o lançamento do maior programa de capacitação profissional da cidade. Serão oferecidas 2.300 vagas em cursos gratuitos voltados para a construção civil e a hotelaria de alto padrão, visando preparar a mão de obra local para as oportunidades que surgirão com o empreendimento.

O projeto Maraey prevê a geração de 9 mil empregos diretos na fase de construção e outros 4.500 na operação hoteleira. Ele está localizado na APA de Maricá (Área de Preservação Ambiental), criada para proteger o ecossistema de restinga, lagoas, dunas e fauna costeira da região. A APA abrange áreas entre a Lagoa de Maricá, a Praia da Barra de Maricá e o bairro de Zacarias, onde vive uma comunidade tradicional de pescadores.

“O MARAEY não se trata apenas de um empreendimento, mas de um motor de transformação social, com geração de milhares de empregos e qualificação para nossa gente. É uma oportunidade histórica para consolidarmos uma nova matriz econômica na cidade”, afirmou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

As Duas Frentes de Qualificação em Maricá

O programa será dividido em duas áreas estratégicas, com parceiros de peso:

  1. Construção Civil (em parceria com Firjan/SENAI):
    • Cursos com duração de quatro meses a dois anos.
    • Formações incluem: Mestre de Obras, Técnico em Edificações, Almoxarife, Assistente Administrativo, entre outros.
    • As primeiras turmas devem ter início em fevereiro de 2026.
  2. Hotelaria de Alto Padrão (com chancela da EHL – Suíça):
    • A previsão é de que a formação será orientada pela Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL), considerada a melhor do mundo na área.
    • Cursos de seis a dezoito meses nas áreas de culinária, alimentos e bebidas, acomodação, administração e atendimento ao cliente.
    • As aulas, que incluem formação em inglês, estão devem começar até setembro de 2026.

Um Projeto de Longo Prazo: A Universidade Maraey

Além da capacitação imediata, o projeto prevê a criação da Maraey Hospitality Business School, um campus universitário com capacidade para 700 alunos que oferecerá bacharelados, MBAs e cursos técnicos, com o objetivo de se tornar uma referência nacional no setor.

“A ideia é adotar padrões internacionais para o setor de hospitalidade do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, criando uma nova onda para a carreira no setor de hotelaria”, explica Aline Ribeiro, diretora de Projetos Educacionais de Maraey.

 


LEIA TAMBÉM:

Centro de inovação da BYD, no Rio, desenvolverá carros sem motoristas

Coletivo 21 faz exposição com 18 artistas, até dia 31, em Botafogo

Fundação Darcy Vargas abre 195 vagas para cursos gratuitos de arte e formação profissional