Inea flagra onças-pardas em parque de Mangaratiba | Diário do Porto


Inovação

Inea flagra onças-pardas em parque de Mangaratiba

Câmeras de alta resolução do Inea capturaram imagens de duas onças-pardas em área de Mata Atlântica a 100 km do Centro do Rio

6 de julho de 2024

Inea capturou imagens das onças-pardas, em Mangaratiba, em ação com parceria da Vale S.A. (foto: Inea / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Duas onças-pardas, mãe e filhote, foram vistas passeando pelas áreas do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), no município de Mangaratiba, ao 100 quilômetros do Centro do Rio. O registro foi feito  na noite de quarta-feira (3/7). As imagens foram capturadas com câmeras trap, de alta resolução, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

As fotos e filmagem na unidade de conservação administrada pelo Inea foram feitas por meio de armadilhas fotográficas instaladas na região de Mata Atlântica. A presença das onças-pardas, predadores naturais, é um sinal positivo de boas condições ambientais.

O parque de Mangaratiba possui drones, GPS, câmeras de alta resolução e sensores térmicos. Segundo o Inea, o uso de novas tecnologias tem desempenhado importante papel na conservação ambiental, em especial da Mata Atlântica.

O Inea tem utilizado esses equipamentos para o combate ao desmatamento ilegal, monitoramento de espécies e fiscalizações. 

Natural da Mata Atlântica e uma das espécies que habitam a área do parque, a onça-parda (Puma concolor) só era “vista” de forma indireta, apenas com as evidências das pegadas e fezes dos animais. Agora, com as câmeras de alta resolução e uso das armadilhas fotográficas, tornou-se possível capturar com as imagens do felino e também as referências de geolocalização.

Inea fez parceria com a mineradora Vale S.A

Segundo Ivan Cobra, gestor do parque, a tecnologia auxilia a preservação. “Hoje, temos a satisfação e o orgulho de compartilhar momentos fascinantes de um felino desse porte filhote, caminhando livremente e com segurança no interior de nossa área protegida. A tecnologia proporciona uma compreensão muito mais rica de seu comportamento, população (número de indivíduos) e distribuição na unidade de conservação”, afirma Cobra.

O monitoramento e inspeção ambiental com o uso de arsenal tecnológico no Parque Estadual Cunhambebe (PEC) é fruto do acordo de cooperação entre Inea e a mineradora Vale S.A, grande exportadora de minério de ferro no Porto de Itaguaí. O Porto, na Baía de Sepetiba, é próximo do Parque de Mangaratiba.


LEIA TAMBÉM:

Marinha forma primeiras 114 fuzileiras navais em sua história

Leopoldina será restaurada por R$ 80 milhões

Em Maricá, moeda social Mumbuca chega a 133 mil usuários