IMPA terá, no Porto Maravilha, sua primeira faculdade | Diário do Porto


Inovação

IMPA terá, no Porto Maravilha, sua primeira faculdade

IMPA Tech receberá cem alunos no próximo ano. Faculdade está sendo construída pela Prefeitura e será mantida pelo Governo Federal

13 de agosto de 2023

IMPA vai selecionar alunos da Olimpíada de Matemática. Na foto, Eduardo Paes entre os vencedores do Rio (Foto: Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


O Porto Maravilha vai receber a primeira graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), o IMPA Tech. A nova faculdade, que está sendo construída pela Prefeitura do Rio em um galpão de 10 mil m², deve ficar pronta até o fim deste ano. O espaço vai abrigar também um hub de tecnologia, para startups e grandes empresas do setor. 

O Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, ficará responsável pelo custeio da faculdade, começando com 100 alunos no primeiro ano e investimentos de R$ 16,7 milhões, e ao fim de quatro anos com 400 estudantes, ao custo de R$ 55,9 milhões.

“Quando a gente fala da Olimpíada da Matemática, da nova Faculdade de Matemática, estamos falando que 400 dos alunos mais brilhantes deste país vão vir para o Porto Maravilha, estudar e morar no Rio, e vão ajudar a construir um Brasil melhor, que acredita no seu potencial e na sua capacidade”, disse o prefeito Eduardo Paes.

IMPA vai selecionar alunos pelo desempenho na Olimpíada de Matemática

Com previsão para abrir em 2024, o IMPA Tech vai selecionar alunos pelo desempenho obtido em olimpíadas de conhecimento, como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O curso terá ênfase em matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.

O IMPA, que funciona no Jardim Botânico, é um reconhecido centro de pesquisa matemática internacional. Atualmente, oferece cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissionalizante. Promove formação continuada para professores de matemática e organiza a Obmep e o Festival Nacional da Matemática.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, frisou a importância de a cidade do Rio receber a primeira graduação do IMPA. “Esse é um importante projeto que marca o retorno da valorização da ciência. A criação da primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada na região do Porto Maravilha será um diferencial para a cidade do Rio de Janeiro”, afirmou.