Cerca de 800 pessoas participaram neste domingo (2/6) de uma ação voluntária para o plantio de 100 árvores, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A iniciativa marcou o início da semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data foi celebrada pela primeira vez, há 50 anos, em 1974 após a sua criação na Conferência de Estocolmo da ONU em 1972.
Durante o evento, no Parque Público Corredor Esportivo do Moneró, mudas de árvores da Mata Atlântica foram plantadas, entre elas ipê (nas cores branco, roxo, amarelo), oiti, sibipiruna, aldrago e pau brasil. Também foi plantado o baobá, árvore de origem africana, presente no clássico livro francês “O Pequeno Príncipe “.
Para um dos organizadores da ação, o engenheiro Francisco Victer, diretor do “Projeto Engenhando a Cidade”, o plantio contribui para a recuperação do ambiente urbano, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ação foi coordenada com a Fundação Parques e Jardins da Prefeitura. “Cada uma das árvores plantadas, com 1,5 metro, irá contribuir para melhorar o clima, reduzir a aridez da área e integrá-la ao cinturão verde do Parque do Corredor Esportivo, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável”, afirmou.
Severino Virgínio, também um dos organizadores do evento, complementa que o evento é uma oportunidade para unir a comunidade em torno de um parque urbano sustentável. Outro organizador foi Leonardo Fischer, presidente da Escola Modelar Cambaúba, reforçou a importância de eventos que se integram às atividades de educação ambiental para os estudantes.
Carla Pereira, gestora das UPAs da Fundação Estadual de Saúde e também vice-presidente da “Associação de Mulheres da Ilha – AMUIG”, destacou que o evento firmou um compromisso comunitário com o meio ambiente, especialmente entre os jovens e crianças das comunidades da Ilha do Governador.
Durante a ação muitos dos frequentadores do parque se juntaram às atividades, entre eles Cristiano Souza, um dos coordenadores do Grupo dos Desbravadores e Aventureiros da Ilha do Governador. “A participação em eventos de voluntariado ambiental é uma experiência transformadora para nossos pequenos líderes. Além de aprenderem sobre a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, eles desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe, responsabilidade e liderança”, disse.
A ação contou com a participação de outras entidades e grupos comunitários, incluindo a Igreja Batista do Corredor Esportivo, do Projeto Rolé da Ilha, e do Polo Cultural da Ilha. Durante o dia de voluntariado, foi feito o plantio de um ipê branco em memória da menina Sophia Angela Veloso, brutalmente assassinada no bairro nesta semana. O plantio teve a presença dos pais e amigos da menina, que foi participante de outras ações no parque e que estaria presente na ação deste domingo, se não fosse a tragédia que gerou grande comoção na Ilha do Governador.
LEIA TAMBÉM:
Alunos do Rio discutem o planeta com líderes mundiais
Macacu ganha trilha para portadores de deficiência visual
Hospital Che Guevara, em Maricá, faz 4 anos com certificação