McDonald's | Diário do Porto

McDonald’s

O McDonald’s é a maior cadeia mundial de fast food de hambúrguer. Na região do Porto Maravilha, há três lanchonetes. A rede tem mais de 1.100 pontos de venda espalhados pelo Brasil.


Compartilhe essa notícia:


A rede tem mais de mil pontos de venda no país. Foto: Divulgação

Servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia, em 35 mil lanchonetes de 119 países, o McDonald’s é a maior cadeia mundial de fast food de hambúrguer. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria. Em 1948, seus donos, os irmãos Richard e Maurice McDonald, se reorganizaram como uma hamburgueria. O empresário Ray Kroc chegou ao negócio como franqueado, em 1955, e logo comprou a cadeia, expandindo a rede para todo o mundo.

Só para se ter uma ideia do tamanho do negócio, em 2012, a corporação teve uma receita de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões. A receita vem de aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas nas lanchonetes. O McDonald’s é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.

No Brasil, o McDonald’s instalou-se primeiramente em 1979, na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana (Rio de Janeiro).  Dois anos depois, chegou à Avenida Paulista, em São Paulo. Em 2005, as vendas de Big Mac ultrapassaram 53 milhões de unidades no país. A rede tem mais de 1.100 pontos de venda espalhados pelo território brasileiro (entre restaurantes, quiosques e McCafés) e está presente em 22 estados, além do Distrito Federal. São 616 restaurantes e quase 600 quiosques, além de mais de 50 McCafés, por onde passam cerca de 1,5 milhão de clientes diariamente. O McDonald’s é um dos maiores empregadores do Brasil, com mais de 34 mil funcionários. A empresa é a 14a maior varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.