Galeão tem maior crescimento entre aeroportos do Sudeste | Diário do Porto


Aeroportos

Galeão tem maior crescimento entre aeroportos do Sudeste

Aeroporto do Galeão alcançou crescimento de 26,8% em outubro, com 573 mil passageiros em voos domésticos. Guarulhos cresceu 10,5%

1 de dezembro de 2025

Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, liderou o crescimento de passageiros na Região Sudeste (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, foi o grande destaque no crescimento do número de passageiros em voos domésticos no último mês de outubro, na Região Sudeste. Com alta de 26,8% em relação ao mesmo período de 2024, o terminal teve um aumento acima da média e foi impulsionado pela retomada de rotas, além de mais ofertas por parte das companhias aéreas.

A tabela divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos mostra que o Galeão alcançou a marca de 573 mil passageiros domésticos embarcando em outubro. O desempenho é crescente desde agosto de 2023, quando o espaço aéreo da cidade do Rio de Janeiro começou a ser regulado, após decisão do presidente Lula, que atendeu a pedidos do prefeito Eduardo Paes e de outras lideranças políticas, além de entidades empresariais, como a Fecomércio e a Firjan.

De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, na Região Sudeste o crescimento foi assim distribuído entre os principais aeroportos:

Aeroporto – Crescimento em outubro de 2025
Galeão (RJ) – 26,8%
Guarulhos (SP) – 10,5%
Congonhas (SP) – 6,5%
Viracopos (SP) – 4,3%
Confins (MG) – 1,0%

Galeão deve fechar 2025 com desempenho histórico

Para o Ministério de Portos e Aeroportos, o desempenho em outubro aponta para um fechamento de ano recorde no Galeão, refletindo também uma tendência regional. Somente nos dez primeiros meses de 2025, os aeroportos da Região Sudeste receberam mais de 42 milhões de passageiros. O maior registro anual até agora é de 47,6 milhões de viajantes, contabilizado em 2024. Caso o ritmo seja mantido, 2025 pode superar esta marca e estabelecer um novo recorde histórico.

O bom desempenho não se limita ao Sudeste. Somados, os voos domésticos e internacionais no Brasil registraram 11,3 milhões de passageiros em outubro, demonstrando um avanço contínuo do setor e o impacto positivo da ampliação de rotas, da recuperação econômica e da competitividade entre companhias aéreas, segundo o Ministério.


LEIA TAMBÉM:

Maricá terá a primeira fábrica de tratores da China no Brasil

China reforça presença na educação do Rio com escola na Tijuca

Revitalização do Aterro do Flamengo vai ampliar área de lazer