O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, registrou a chegada de mais de 473 mil turistas estrangeiros nos dois primeiros meses de 2025, o maior fluxo para esse período desde 1977, segundo a concessionária RIOgaleão. Em janeiro, foram 223.613 visitantes, e em fevereiro, 249.713. Esses números vão aoumentar ainda mais, quando forem incluídos s dados do Carnaval, celebrado no início de março.
Além do aumento no número de turistas estrangeiros, o Galeão projeta alcançar a marca de 14 milhões de passageiros ao longo de 2025, recuperando o patamar pré-pandemia de 2019. Esse crescimento é impulsionado por um aumento de 33% nos voos internacionais e de 120% nos voos domésticos. A concessionária RIOgaleão planeja investir R$ 110 milhões neste ano para expandir as instalações, incluindo a abertura de 85 novas lojas e restaurantes e sete salas VIPs.
O fortalecimento do Galeão é resultado direto de decisão do presidente Lula que, em agosto de 2023, acatou pedido do prefeito Eduardo Paes e do governador Claudio Castro para restringir os voos no aeroporto Santos Dumont, que estava superlotado, transferindo linha nacionais aéreas nacionais para o Galeão. Isso estimulou o aumento das conexões domésticas, que alimentam os voos internacionais.
Galeão quer aumentar as contratações neste ano
A movimentação do Galeão também impacta positivamente o mercado de trabalho. Em 2024, a atração de dez novas rotas aéreas resultou na contratação de duas mil pessoas, elevando o contingente de empregados no aeroporto para 12 mil. A expectativa é que esse número seja superado em 2025, acompanhando o aumento das operações.
A tendência é que os próximos meses mantenham o ritmo positivo, impulsionados pelo calendário de grandes eventos previstos para ocorrer na cidade ao longo do ano. A retomada das atividades turísticas e os investimentos em infraestrutura reforçam a posição do Galeão como um importante hub de conexões internacionais e domésticas no país.