Firjan tem novo presidente, Luiz Césio Caetano | Diário do Porto


Economia

Firjan tem novo presidente, Luiz Césio Caetano

Firjan, após 29 anos de presidência de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, elege Luiz Caetano, diretor corporativo da Sal Cisne

19 de agosto de 2024

Novo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, está na entidade desde 1995 (foto: Firjan / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O empresário Luiz Césio Caetano foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) por quatro anos, até 2028. Ele vai substituir Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que está há 29 anos no cargo. A posse da nova diretoria será em 14 de outubro. Caetano, 74 anos, é o atual 1º vice-presidente da Firjan, e atua na indústria fluminense há 50 anos. Desde 2023, é diretor da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

Para Eduardo Eugenio, “Caetano é uma liderança empresarial das mais competentes que temos. É incansável na atuação em prol da defesa da indústria e tem enorme conhecimento sobre o cenário do setor no estado do Rio de Janeiro, o que, certamente, vai contribuir para o fortalecimento ainda maior da atuação da federação na representação empresarial”.

Engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Caetano é diretor corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa a qual se dedica há mais de 40 anos. Desde 1997 preside o Sindicato de Refino e Moagem de Sal (Sindisal). Até 2021, ocupou o cargo de presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense.

Firjan se tornou mais relevante, diz Caetano

O novo presidente da Firjan entrou na entidade quando ela começou a ser presidida por Eduardo Eugenio. “São 29 anos atuando aqui na Firjan. E o que observo ao longo desses anos é que a instituição se tornou muito mais relevante e os desafios cresceram muito. A Federação há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e é conhecida no país todo. É uma instituição com renome e que é demandada pela credibilidade dos temas que trata e estuda”, afirma Caetano. 

Sua atuação na Firjan iniciou em 1995, quando passa a integrar Conselho da Regional Leste Fluminense a partir da associação da Sal Cisne ao CIRJ. Em 1997, como presidente do Sindisal, ingressa no Conselho Superior de Representantes da federação.

Nascido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, em novembro de 1949, é o terceiro filho de uma família de duas irmãs e um irmão caçula. Casado, tem dois filhos e dois netos. Morou também no interior de São Paulo, nos Estados Unidos, em Cabo Frio (Região dos Lagos), no Rio de Janeiro e em Niterói.  

Em 1970, começou como estagiário na Sal Cisne. Desenvolveu a carreira em outras indústrias e, em 1984, foi convidado e retornou para assumir o posto de diretor industrial da Sal Cisne. Nesta função, vivenciou o chão de fábrica até 2000, quando migrou para a gestão corporativa da empresa, conciliando a atividade empresarial com a defesa do desenvolvimento da indústria fluminense, por meio da Firjan.


LEIA TAMBÉM:

RIOgaleão celebra 10 anos com recorde internacional

Maricá desenvolve Farmácia Viva, com plantas medicinais

Porto Maravilha começa a receber os novos moradores