Festival Panorama apresenta a bailarina Dorothée Munyaneza | Diário do Porto


Dança

Festival Panorama apresenta a bailarina Dorothée Munyaneza

Premiada bailarina de Ruanda, vem ao Festival Panorama 2025, que tem apoios da Prefeitura e de entidades como Sesc Rio e Samambaia.org

30 de janeiro de 2025

Festival Panorama 2025 traz apresentação inédita de Dorothée Munyaneza no Brasil, com o espetáculo "A Capella" (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Natural de Ruanda e residente na França, a premiada bailarina Dorothée Munyaneza vem ao Brasil pela primeira vez para apresentar o solo “A Cappella”, no Festival Panorama 2025. Com música, canto, dança e texto, Dorothée Munyaneza parte da realidade para captar a memória e o corpo. O espetáculo será na Galeria de Vidro 2.4 do Museu de Arte Moderna, nos dias 6 e 7 de fevereiro, com entrada gratuita.

Por meio de suas performances, Dorothée Munyaneza está no Rio também para uma residência artística com a cineasta ruandesa Miryam Birara e a artista carioca Laís Castro. Com trabalhos relacionados à diáspora africana, elas vão criar um novo espetáculo até o fim do ano em diversos encontros, sobre a relação entre França, Ruanda e Brasil.

Festival Panomara chega à 31ª edição

O projeto marca o lançamento do Festival Panorama 2025 – etapa CoLABoratório. O Festival Panorama faz em 2025 sua 31ª edição e terá vários projetos ao longo do ano até novembro.

Dorothée mudou-se com a família de Ruanda para a Inglaterra aos 12 anos e estudou música e ciências sociais, antes de se estabelecer na França. “A Cappella” segue o tom crítico de suas aclamadas performances anteriores “Samedi Détente” (2014) e “Unwanted” (2017), que tratam do genocídio de Ruanda. No ano passado, recebeu o Prêmio Europeu de Dança Salavisa na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com a Secretaria Municipal de Cultura, e tem parceria do Sesc Rio, Goethe Institut, Institut Français, Samambaia.org e Van Cleef & Arpels. O CoLABoratório, em sua programação Panorama Mar, é um evento preparatório para as atividades do Ano França-Brasil 2025

 

Serviço:
Panorama MAR 2025
Local: Museu de Arte Moderna (MAM)
Dias: 6 e 7 de fevereiro
Entrada gratuita
Classificação Livre
Acompanhe a programação em: www.panoramafestival.com