O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe de 17 a 19 de julho o Arranque!, edição especial do Festival Paredão Ocupa o Museu. Com entrada gratuita, a programação destaca o som automotivo e inclui 16 atrações musicais, nove curtas, um longa-metragem e três mesas de debate. A proposta é dar visibilidade à cultura dos paredões e aos sons das periferias e interiores do Brasil.
Shows com paredões ocupam área externa do CCBB
A programação musical será realizada em paredões de som automotivo montados no espaço externo do CCBB. Os shows começam sempre às 21h, com entrada liberada a partir das 20h. A abertura, no dia 17, conta com Valesca Popozuda, RDD, DJ Bieta Original e o Baile da DZ7.
Na sexta-feira (18), se apresentam Paulilo Paredão, DJ Jeffdepl, Carlos do Complexo, Bonde das Maravilhas, Pocket Resenha Black Bom e Cabra Guaraná. No sábado (19), o destaque é DJ Méury, acompanhada de DJ Boneka, Brunoso, DJ Dan Absoluto, Emme Paixão e DJ Jéssica Salty.
Debates abordam direito à cidade e expressões sonoras periféricas
A série de debates ocorre sempre das 16h30 às 18h30 no auditório do CCBB. A mesa de abertura, na quinta (17), discute quem define o que pode ou não tocar nas ruas. Na sexta (18), o tema são os sons como resistência política e identitária. No sábado (19), o foco recai sobre as expressões musicais do Norte e Nordeste, como brega, reggae e tecnomelody, e seu papel na construção de redes culturais e sociais.
Participam nomes como Paulilo Paredão, Raul da DZ7, NA Favela, Fatinha de Lima e Daya Gomes, além de pesquisadores, produtores culturais e representantes de movimentos periféricos.
Mostra de filmes exibe produções sobre som automotivo e cultura popular
A mostra de cinema será realizada às 19h, no Cinema II. A programação inclui o longa “Terror Mandelão”, sobre a cena do funk em São Paulo, e curtas como “Raízes Amplificadas: Technobrega em Belém”, “Fluxo”, “Auto Som Piá”, “Beat é Protesto” e “O Homem que Era Luz”.
As produções abordam o papel das aparelhagens, carros de som e bailes na afirmação de identidades, na resistência cultural e no fortalecimento de redes comunitárias. Os filmes retratam experiências em estados como Pará, Piauí, Bahia, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.
Edição especial antecipa nova edição completa em 2026
O Arranque! é uma edição pontual do Festival Paredão Ocupa o Museu, que teve sua primeira realização em 2024 e atraiu cerca de 9 mil visitantes ao CCBB Rio. Com formato reduzido e foco no som automotivo, a edição de 2025 mantém o objetivo de promover intercâmbio entre expressões culturais periféricas. A organização do festival prevê uma nova edição completa para 2026.
Serviço – Festival Arranque! no CCBB RJ
-
Datas: 17, 18 e 19 de julho de 2025
-
Entrada gratuita
-
Debates: 16h30 às 18h30
-
Filmes: 19h
-
Shows: a partir das 21h
-
Local: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro – RJ
-
Mais informações: bb.com.br/cultura
LEIA TAMBÉM:
Porto Maravalley ganha centro de inteligência artificial neste semestre
Centro do Rio tem entrega de retrofit e início de Museu do Café
Família de bugios é avistada em Quissamã, no Norte do RJ