Férias de julho com atividades gratuitas no CCBB | Diário do Porto


Programação

Férias de julho com atividades gratuitas no CCBB

CCBB oferece programação infantil com cinema, leitura e experiências para as férias de julho. Todas as atividades são gratuitas

4 de julho de 2024

Mostra Lugares de Culturas busca evidenciar cinema como ferramenta de educação. (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O CCBB está com programação especial para a criançada durante as férias de julho. A Mostra Lugares de Culturas – CCBB Educativo oferece atividades inspiradas no cinema, com oficinas de animação, visita aos bastidores do cinema e sessões exclusivas para escolas, com filmes do mundo todo. Além disso, a atividade Livro Vivo apresenta obras inspiradas em duas exposições disponíveis no CCBB. Todas as atividades são gratuitas.

Durante as férias de julho, aos sábados, domingos e feriados, o CCBB conta com o Laboratório de Artes “Luz na Sombra”, experiência mediada pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Cultura. Há também a possibilidade de visitas medidas às exposições Luz Æterna e Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas. Para estas atividades, os ingressos são grátis, mas é necessária a retirada pelo site ou no local.

Confira a programação abaixo:

Mostra Lugares de Culturas – CCBB Educativo

Entre os dias 13 e 29 de julho, a Mostra Lugares de Culturas – CCBB Educativo oferece sessões infantis, juvenis e adultas, com produções contemporâneas selecionadas de diferentes lugares do mundo. O objetivo é evidenciar o audiovisual como ferramenta educacional. Foram selecionados produções da Bulgária, Irã, Argentina, Reino Unido, Canadá, Espanha, Alemanha, Austrália e Colômbia, sempre com áudio ou legendas em português

A mostra contará com sessões de projeção e atividades educativas, mediadas pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas.  Nas quartas e quintas-feiras, após as sessões das 10h e 14h, o público poderá participar da Conversa de Bastidores, na sala de projeções, para debater os filmes com os educadores.

Local: Cinema 1

Dias e horários: Segundas e sextas, às 10h, 14h e 18h; quartas e quintas, às 15h e 18h; sábados e domingos, às 14h e 18h. Domingo, dia 14, às 10h, a sessão será direcionada para público neurodivergente. 

Os ingressos devem ser retirados no site ou na bilheteria física do CCBB RJ.

Livro Vivo 

A atividade Livro Vivo busca estimular pequenos leitores. (Foto: divulgação/ Leo Braga)

Ainda nas férias de julho, a atividade Livro Vivo convida o público para leitura compartilhada inspiradas nas exposições Luz Æterna e Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas.

São oito livros relacionados com a primeira mostra, que trazem a luz como elemento central. “Pedro e Lua”, de Odilon Moraes, que narra a história de um menino que tinha a cabeça na lua; “Dia de sol”, de Renato Moriconi, que tem o Sol como protagonista; “Chama o sol, Matias”, de Sonia Rosa, que conta a história de Matias, um menino que quer muito ir à praia e percebe que o sol não apareceu no céu; “Com Sol & Lua”, de Nelson de Oliveira e Teodoro Adorno, que contam a história de um velho e uma velha e explora a dualidade entre sol e lua; “O escuro”, de Lemon Snicket, que fala de um menino que tinha muito medo do escuro; “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, de Emicida, que explora o significado do medo e suas consequências; “Medo do escuro”, de Antônio Carlos Pacheco, que acompanha a história de uma estrela que tinha medo do escuro, até conhecer o poder do seu brilho e “Sob o sol, sob a lua”, de Cynthia Cruttenden, com uma narrativa poética e visual a respeito de uma cobra.

Referentes à segunda exposição, são apresentadas outras três obras: “Amoras”, de Emicida, que explora o pensamento das crianças a partir das múltiplas narrativas presentes no mundo todo – desde os orixás até Martin Luther King; “Da minha janela”, de Otávio Junior, é feito um passeio por diversas paisagens comuns às favelas do Rio de Janeiro, ora focando em minúcias, ora com uma vista mais panorâmica; “Debaixo das copas: árvores ao redor do mundo”, de Iris Volant e Cynthia Alosso, são exploradas paisagens naturais e apresentadas diversas árvores do mundo, contando lendas e histórias relacionadas a cada uma delas.

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar

Dias e horários: Sábados, domingos e feriados, às 15h.

Classificação Livre

Laboratório de Artes “Luz na Sombra”

O Laboratório “Luz e Sombra” brinca com a forma humana e a luz. (Foto: divulgação)

Em uma engenhosa estrutura, criada especialmente para a atividade Laboratório de Artes “Luz na Sombra”, o público brinca com a projeção das sombras. Afinal, quem nunca brincou com a sombra na parede ou no chão? Na atividade, um arco traça a trajetória do sol e mostra seu deslocamento, que alonga ou afina a sombra, até que ela suma sob os nossos pés.

Local: Sala do Programa Educativo – 1º andar

Dias e horários: Sábados e feriados, às 12h e 16h; Domingos às 11h, 12h e 16h.

Bistrô de Gravura

O Bistrô de Gravura funciona no térreo. (Foto: divulgação)

Inspirados pelas obras de Zerbini, o Bistrô de Gravura foi pensado para desafiar a criatividade. A ideia é reproduzir imagens com rolos de massas e outros utensílios de cozinha. 

Local: Térreo

Dias e horários: Segundas, quartas e quintas, das 11h às 18h; sextas, das 11h às 13h e das 15h às 18h. 

Classificação Livre

Visitas Mediadas

Visitantes de todas as idades podem participar de visistas mediadas em grupo. (Foto: divulgação)

Nas atividades regulares, seguem as Visitas Mediadas à exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas e Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol. Realizadas pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, conta com arte-educadores que acompanham o público pela galeria, e por meio de conversas propõem reflexões acercados acervos expostos. Durante essas visitas, os educadores estimulam o diálogo com os visitantes, com a escolha de um percurso que considera os temas abordados nas exposições e o público. A atividade pode ser agendada pelo site, ou na hora.

 


LEIA TAMBÉM:

Teatro Carlos Gomes devolve charme à Praça Tiradentes

Primeiro Rio+Agro chega à cidade maravilhosa

Em Maricá, moeda social Mumbuca chega a 133 mil usuários