Embratur resgata o "S" na Marca Brasil | Diário do Porto


Turismo

Embratur resgata o “S” na Marca Brasil

GOL é uma das primeiras empresas a usar a Marca Brasil com “S”, que a Embratur atualizou. Freixo abandona o “Z”, usado no governo anterior

18 de fevereiro de 2023

Embratur relançou a Marca Brasil com "S", que a GOL já começou a colocar em seus aviões (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Brasil voltou a ser apresentado no exterior com a grafia original, ou seja, com o s, abandonando o z, que foi utilizado durante o governo Bolsonaro. A mudança foi determinada por Marcelo Freixo, novo presidente da Embratur, agência de promoção internacional do país, que nesta semana relançou a “Marca Brasil”, criada em 2005.

Para ser relançada, a marca passou por um processo de atualização. Ela é um símbolo visual que será usado por companhias aéreas, operadoras de turismo, agências de viagem, hotéis e pousadas, além de eventos no Brasil e no mundo. Uma das primeiras empresas a aderir foi a GOL Linhas Aéreas.

Freixo afirma que a palavra Brasil com “z” provocava falta de identidade. No Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “o retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, @EmbraturBrasil. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo”.

Embratur atualiza marca e GOL aplica nos aviões

A Marca Brasil foi criada pelo designer Kiko Farkas. “É uma marca do país, dos negócios, de todos nós. Não é uma marca de um governo. A marca representa a brasilidade, como nos enxergamos como povo. Essa ideia é muito importante”, afirmou.

Segundo o designer, a Marca Brasil destaca o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

Nesta semana, a Marca Brasil atualizada já foi usada pela GOL Linhas Aéreas, maior companhia brasileira do setor, que começou a aplicação em seus aviões, começando por um Boeing 737 MAX 8 (PR-XMC), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Segundo a GOL, a marca é um símbolo do potencial turístico do país e acompanha sua frota desde 2007. A aplicação da marca atualizada será feita gradativamente em todas as aeronaves, de acordo com a disponibilidade oferecida pelo planejamento de voos e manutenção.

A GOL tem 14 mil profissionais da aviação, com uma frota de 145 aeronaves Boeing 737. A empresa opera em 13 destinos internacionais, em nove países, e 72, dentro do Brasil.


LEIA TAMBÉM:

Alerj propõe tombamento do Palácio 23 de Julho

No Carnaval, 500 mil pessoas vão viajar de ônibus no Rio

Carnaval deve movimentar R$ 4,5 bilhões no Rio