O Edifício Touring, um dos prédios mais icônicos da Praça Mauá, já tem data para reabrir suas portas: 6 de dezembro de 2025. Após um longo processo de restauração, a joia art déco projetada pelo arquiteto do Copacabana Palace, Joseph Gire, renascerá como o mais novo e polo gastronômico e de entretenimento da Zona Portuária do Rio, sob o comando do Grupo Belmonte.
O empreendimento une história, alta gastronomia e uma vista privilegiada da Baía de Guanabara, consolidando a região como um destino completo para cariocas e turistas. O local é também o ponto de embarque e desembarque dos cruzeiros que chegam ao Rio, uma das portas da cidade para os visitantes.
O Coração do Novo Centro
Localizado em um dos eixos culturais mais importantes da cidade — ao lado do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio (MAR) —, o projeto do empresário Antônio Rodrigues, dono do Belmonte, é uma aposta estratégica na revitalização do Centro.
“Com a revitalização do Centro, as pessoas voltaram a querer ir a um museu. E depois ter um lugar bom e confortável para comer, beber algo. A Zona Portuária é esse lugar, no coração do Rio”, disse Rodrigues em entrevista.
O que encontrar no Novo Touring?
O projeto ocupará três andares do edifício, além de um anexo, com opções para diferentes públicos:
-
Belmonte (Térreo): O carro-chefe do grupo ocupará o salão principal, que teve seu piso hidráulico original e os lustres de cristal minuciosamente restaurados.
-
Restaurante Azumi (Térreo): O tradicional japonês, comprado pelo grupo, ficará em uma nova estrutura externa de vidro e metal, com vista total para a baía.
-
Il Piccolo (2º andar): Um restaurante com foco na gastronomia italiana.
-
Acervo Gastrobar (3º andar): Um espaço voltado à alta coquetelaria e música, acessível pelo elevador original de 1926, que também foi restaurado.
-
Casa de Eventos (Anexo): Uma boate de 980 m² e um bar debruçado sobre a baía, com foco em música eletrônica e DJs.
Ônibus Gratuito para a Zona Sul e Norte
Para quebrar a barreira de acesso à noite, o empresário planeja uma solução de mobilidade: nos fins de semana e feriados, cerca de dez ônibus farão o trajeto de ida e volta, gratuitamente, de pontos na Zona Sul e Zona Norte até a Praça Mauá, mediante agendamento.