Edifício Touring, na Praça Mauá, reabre em 6/12 como polo gastronômico | Diário do Porto


Empresas

Edifício Touring, na Praça Mauá, reabre em 6/12 como polo gastronômico

Projeto prevê até ônibus gratuito para o público, terá quatro restaurantes, casa de shows e vista para a Baía de Guanabara

17 de novembro de 2025

Joia art déco de 1926, prédio histórico ao lado do Museu do Amanhã reabre como o novo polo gastronômico da Praça Mauá (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Edifício Touring, um dos prédios mais icônicos da Praça Mauá, já tem data para reabrir suas portas: 6 de dezembro de 2025. Após um longo processo de restauração, a joia art déco projetada pelo arquiteto do Copacabana Palace, Joseph Gire, renascerá como o mais novo e polo gastronômico e de entretenimento da Zona Portuária do Rio, sob o comando do Grupo Belmonte.

O empreendimento une história, alta gastronomia e uma vista privilegiada da Baía de Guanabara, consolidando a região como um destino completo para cariocas e turistas. O local é também o ponto de embarque e desembarque dos cruzeiros que chegam ao Rio, uma das portas da cidade para os visitantes.

O Coração do Novo Centro

Localizado em um dos eixos culturais mais importantes da cidade — ao lado do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio (MAR) —, o projeto do empresário Antônio Rodrigues, dono do Belmonte, é uma aposta estratégica na revitalização do Centro.

“Com a revitalização do Centro, as pessoas voltaram a querer ir a um museu. E depois ter um lugar bom e confortável para comer, beber algo. A Zona Portuária é esse lugar, no coração do Rio”, disse Rodrigues em entrevista.

O que encontrar no Novo Touring?

O projeto ocupará três andares do edifício, além de um anexo, com opções para diferentes públicos:

  • Belmonte (Térreo): O carro-chefe do grupo ocupará o salão principal, que teve seu piso hidráulico original e os lustres de cristal minuciosamente restaurados.

  • Restaurante Azumi (Térreo): O tradicional japonês, comprado pelo grupo, ficará em uma nova estrutura externa de vidro e metal, com vista total para a baía.

  • Il Piccolo (2º andar): Um restaurante com foco na gastronomia italiana.

  • Acervo Gastrobar (3º andar): Um espaço voltado à alta coquetelaria e música, acessível pelo elevador original de 1926, que também foi restaurado.

  • Casa de Eventos (Anexo): Uma boate de 980 m² e um bar debruçado sobre a baía, com foco em música eletrônica e DJs.

Ônibus Gratuito para a Zona Sul e Norte

Para quebrar a barreira de acesso à noite, o empresário planeja uma solução de mobilidade: nos fins de semana e feriados, cerca de dez ônibus farão o trajeto de ida e volta, gratuitamente, de pontos na Zona Sul e Zona Norte até a Praça Mauá, mediante agendamento.


LEIA TAMBÉM:

Maricá realiza Festival Somos Latinos, programação cultural gratuita

Rio terá recorde com mais de 2 milhões de turistas estrangeiros

Prefeitos pedem na COP30 recursos para 2.500 projetos climáticos