Edifício projetado por Lúcio Costa, no Centro do Rio, agora será residencial | Diário do Porto


Imóveis

Edifício projetado por Lúcio Costa, no Centro do Rio, agora será residencial

Com vista para a Igreja da Candelária, o prédio criado por Lúcio Costa passará a se chamar Brise Studios Design, com 154 apartamentos

31 de outubro de 2025

Foto mostra projeto de como deverá ser a cobertura do Brise Studios Design, com paisagens do Centro e da região da Candelária (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Reportagem de Miguel de Andrade

A região da Igreja da Candelária, no início da Avenida Presidente Vargas, coração histórico do Rio, está prestes a receber o mais novo lançamento imobiliário residencial do Centro. A Fator Realty e a gestora de ativos CIX Capital anunciaram uma parceria para transformar um icônico edifício modernista projetado por Lúcio Costa, em 1969. O que era um prédio para empresas, agora vai atrair moradores e investidores em aluguéis de curta temporada.

O empreendimento, que se chamará Brise Studios Design, terá 154 unidades. É mais um marco da mudança de estratégia das grandes incorporadoras, que impulsionadas pelo programa Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, estão transformando antigos edifícios comerciais em prédios residenciais ou de turismo, atraindo uma nova população para a Região Central.

Diferenciando Centro do Porto Maravilha

Em conversa com o DIÁRIO DO PORTO sobre o lançamento, Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty, foi direto ao diferenciar o novo investimento do boom vivido pela Região Portuária, onde mais de 13 mil unidades residenciais foram lançadas em novos prédios desde 2021. Segundo Rodrigues, “o Centro do Rio nunca foi uma aposta para a gente”, mas agora está cada vez mais se tornando foco das atenções.

Em sua opinião, a Região Portuária já tem um movimento consolidado, e chegou o momento de crescer a aposta do mercado imobiliário no potencial do Centro histórico. Região, que ele enfatiza, já está em plena transformação para deixar de ser apenas uma área comercial e se tornar um bairro residencial e comercial ativo 24 horas.

“A prefeitura está fazendo muito bem esse trabalho. O Centro é um local com potencial e estrutura, mas no horário que não é comercial, essa estrutura não está ativada”, afirmou Rodrigues.

Foco no Investidor e no Turista

O Brise Studios Design não é voltado apenas para quem quer morar, mas principalmente para quem busca rentabilidade. O projeto mira um público que notou o aumento do fluxo de turistas na Região Central e busca um imóvel para estadias curtas ou locação.

“Esse tipo de imóvel cabe para esse público”, destacou o CEO da Fator Realty. “Vale para quem mora longe do Rio e quer passar [alguns dias], ou quer o apartamento para morar e buscar uma rentabilidade.”

Essa visão é compartilhada pela CIX Capital, que estreia no Rio após realizar negócios em São Paulo e nos EUA. “O fundo estruturado para o empreendimento demonstra um potencial atrativo com bom retorno para os investidores”, afirmou Carlos Balthazar, CEO da CIX.

O Projeto: Um Ícone Modernista de Lúcio Costa

O edifício modernista criado por Lúcio Costa, urbanista que projetou Brasília e a Barra da Tijuca, terá seu legado preservado, com interiores assinados pela arquiteta Natália Lemos. “Preservar esse edifício é também preservar a história da cidade e entregá-la renovada para as próximas gerações”, destacou Vasco Rodrigues.

A Fator Realty traz sua experiência em retrofits de alto padrão, como o do antigo prédio da Rio Urbe no Humaitá, enquanto a CIX Capital, com um portfólio de R$ 2,8 bilhões, traz a força do investimento. O lançamento do projeto está previsto ainda para 2025.


LEIA TAMBÉM:

Embraer vende 4 KC 390 à Suécia e entrega mais 1 para a Base do Galeão

Jeep fará seu novo carro, o Avenger, no Estado do Rio

TCE-RJ manda que Rioprevidência pare operações no Banco Master